Cândido quer que governo federal crie plano de cargos para servidores civis da Marinha



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) criticou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (dia 7), a "omissão do governo" em criar um plano de cargos e salários para os funcionários civis da Marinha. Cândido explicou que a Lei nº 8.112, promulgada em 1990, determina que todos os servidores federais tenham seus planos de carreira, mas essa categoria estaria "esquecida" até agora.

- Espero sensibilizar o Executivo federal para que envie ao Senado, o mais rápido possível, projeto de lei com o objetivo de dar um basta ao sofrimento dos servidores civis das Forças Armadas, que há mais de 10 anos esperam por seus direitos - afirmou o senador.

Ao informar que o sindicato dos servidores está encaminhando denúncia ao Ministério Público Federal sobre o descumprimento da legislação, Cândido enfatizou que apóia a luta do sindicato, pois "é ultrajante que uma categoria seja ignorada, como se não existisse".

Geraldo Cândido afirmou ainda que o descaso do governo federal, ao não reajustar os salários dos servidores federais há quase sete anos, vai levar a categoria a declarar greve geral no próximo dia 22. Na sua opinião, não é mais possível suportar a situação aviltante a que estão sujeitos os servidores federais, uma "categoria massacrada".

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido quer justiça para servidores da Marinha

Geraldo Mesquita pede plano de cargos e salários para servidores administrativos da Polícia Federal

Cândido apóia reivindicações de servidores civis das Forças Armadas

Ivo Cassol quer que governo crie 'ICMS verde' para compensar energia fornecida por Rondônia

Crivella pede plano de cargos para servidores do Arquivo Nacional

Tião Viana pede plano de cargos para servidores da Cultura