Aelton ressalta comemorações pelo centenário de nascimento de religioso



O senador Aelton Freitas (PL-MG) destacou em Plenário, nesta terça-feira (20), as comemorações pelo centenário de nascimento de dom Alexandre Gonçalves Amaral, primeiro arcebispo de Uberaba, falecido em 2002. Ao elogiar a iniciativa, saudou o Arcebispado e a Prefeitura de Uberaba e a Academia de Letras do Triângulo Mineiro pela organização de uma série de eventos comemorativos.

Segundo assinalou, dom Alexandre Gonçalves Amaral foi um dos nomes mais importantes da história religiosa brasileira. No seu currículo destacam-se, entre outros, o fato de ter sido o bispo mais novo do mundo à época de sua sagração e o bispo com maior tempo de presença eclesial na história da Igreja no momento de sua morte. Nessa trajetória, teria construído, no Triângulo Mineiro, uma obra admirável nas áreas universitária e social.

- Reconhecido nacionalmente como 'o bispo da Ação Católica', defendeu com ardor, desde seus primeiros momentos de vida religiosa, a participação ativa dos leigos nas ações da Igreja - disse.

Outras características do religioso ressaltadas por Aelton foram sua fidelidade aos princípios espirituais e humanísticos e sua postura cívica e democrática sempre destemida. Graças a essas qualidades, conforme acrescentou, dom Alexandre Gonçalves Amaral teve uma atuação destacada e corajosa em defesa de pessoas perseguidas e presas pelo regime militar na região do Triângulo Mineiro.

20/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instalada a comissão que preparará comemorações do centenário de nascimento de JK

Maciel anuncia comemorações do centenário de nascimento de dom Helder Câmara

Alckmin participa das comemorações pelo centenário do Santos

LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA COMEMORAÇÕES.PELO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Alcântara homenageia poeta cearense pelo centenário de seu nascimento

Jorge Amado é homenageado pelo Congresso no centenário de seu nascimento