Alcântara homenageia poeta cearense pelo centenário de seu nascimento
Segundo Alcântara, Jáder era comprometido com a defesa da vida com dignidade, justiça e liberdade. "Todas as vezes que nós, cearenses, falamos desses temas é nele que nos espelhamos. Dele recebemos preciosas lições de coragem, desprendimento pessoal e devoção às justas causas sociais", ressaltou.
Ao traçar a biografia do homenageado, Alcântara enfatizou sua dedicação ao jornalismo e a seus jornais, A esquerda e o Diário do Povo , onde exigia, como qualificação de seus colaboradores, "ter paixão jornalística, ser bom aluno de História e ser de briga", relatou.
O senador enalteceu, ainda, a obra poética de Jáder de Carvalho, desde o primeiro livro Canto Novo da Raça, publicado em 1928, seguido de Terra de Ninguém e Terra Bárbara , até suas derradeiras publicações, Delírios da Solidão e Rua da Minha Vida .
Para definir o homenageado em poucas palavras, Lúcio Alcântara lançou mão da opinião de seu filho, o ex-senador Cid Sabóia de Carvalho: "Meu pai foi alguém que lutou pelas liberdades por toda a vida". Jáder de Carvalho faleceu em 1985, aos 84 anos de idade, deixando 30 livros publicados e um exemplo de vida "marcada por brigas e abraços largos", concluiu.
27/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GUSTAVO CAPANEMA
Alcântara registra centenário do nascimento de Pedro Aleixo
Senado homenageia Alberto Pasqualini no centenário de seu nascimento
Senado homenageia centenário de nascimento de Pedro Aleixo
SENADO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MILTON CAMPOS
RENAN HOMENAGEIA CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JUCA SAMPAIO