Aeroporto de Brasília recebe licença ambiental para ampliação



A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) recebeu licença ambiental para as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. As reformas devem começar em fevereiro de 2012 e vão melhorar a área física do terminal de passageiros. A capacidade anual do aeroporto, que hoje é de 14 milhões de pessoas, passará para mais de 26 milhões em 2014. O espaço terá, ainda, 179 balcões de check in. O pátio de aeronaves vai passar por uma expansão de 181 mil m² para 403 mil m².

A autorização para as obras prevê uma contrapartida ambiental para reverter os impactos gerados pela ampliação. As compensações devem chegar a R$ 16 milhões, segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, e serão aplicados em programas de melhoria e implantação de instalações nos 68 parques locais, na recuperação de áreas de conservação e em projetos de educação ambiental, inclusive voltados para os turistas que vierem à capital durante a Copa do Mundo.

O visitante que for ao aeroporto de Brasília vai perceber que algumas obras já foram iniciadas e outras, concluídas. A revitalização do Terminal 2 de passageiros, a implantação de sanitários nos saguões de embarque e desembarque, além de fraldário, banheiros acessíveis, nova sala de inspeção para passageiros em conexão doméstica, construção de rampas de acesso e melhorias na circulação estão mudando a cara do local.

Outra novidade é o Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (Rapid), projeto piloto que conta com dois portões eletrônicos de controle migratório, um no desembarque e outro no desembarque internacional. O sistema tem como objetivo agilizar e tornar mais segura a circulação de viajantes por meio de equipamentos que verificam a autenticidade do documento de viagem, capturam dados do passageiro para realização de pesquisa em bancos de dados, entre outras ações. A perspectiva é adotar essa e outras tecnologias de controle migratório nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014.


Fonte:
Ministério do Esporte /
Copa 2014



04/08/2011 16:47


Artigos Relacionados


Porto de São Sebastião recebe licença ambiental para obras de ampliação

Infraero conquista licença ambiental para iniciar obras do Aeroporto de Viracopos

Metrô recebe Licença Ambiental Prévia para Linha 18-Bronze

Incra recebe licença ambiental para todos assentamentos de Santa Catarina

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe reforma e ampliação

Obra de Duplicação da SP-095 recebe Licença de Instalação Ambiental