Aeroporto de Rio Branco muda de denominação



O líder da Revolução Acreana, cujo centenário se celebra neste ano, será homenageado com a mudança da denominação do aeroporto da capital do Acre. Por decisão unânime da Comissão de Educação (CE), foi aprovado em caráter terminativo projeto de lei que dá ao Aeroporto Internacional de Rio Branco o nome de Plácido de Castro.

O projeto - que será enviado à Câmara se não houver recurso para que seja apreciado em Plenário - nasceu de uma negociação ocorrida na comissão entre os senadores Nabor Júnior (PMDB-AC) e Marina Silva (PT-AC). Enquanto o primeiro pretendia dar ao aeroporto o nome de Senador Oscar Passos, a segunda queria homenagear o líder seringueiro Chico Mendes. Um acordo patrocinado pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS) permitiu que ambos abrissem mão de seus projetos para celebrar a memória de Plácido de Castro.

- Trata-se de um justo reconhecimento ao líder da revolução que agora completa cem anos - afirmou, na comissão, Nabor Júnior.

Por sua vez, Marina lembrou que os seringueiros do Acre, em sua maioria provenientes do Nordeste, pegaram em armas para garantir as terras onde trabalhavam. "O Acre decidiu ser Brasil", recordou a senadora.

Nascido em 9 de dezembro de 1873 em São Gabriel (RS), José Plácido de Castro decidiu dar início à Revolução Acreana em agosto de 1901, após tomar conhecimento de que a Bolívia, sentindo-se ameaçada de perder o território, o havia arrendado a um grupo empresarial norte-americano. Em janeiro de 1902, o exército formado por Plácido venceu as tropas bolivianas e garantiu a criação do Estado Independente do Acre - mais tarde transformado em território federal, após negociação comandada pelo Barão do Rio Branco.

- O Brasil precisa aprender com Plácido de Castro, que, ao ver a Bolívia tentar vender o Acre, mobilizou a população para defender o território - disse o senador Gerson Camata (PMDB-ES), durante a discussão do projeto. Ele acusou o governo brasileiro de agir atualmente de forma covarde ao não combater o contrabando de armas que estaria sendo feito no país a partir do Paraguai e da Colômbia.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroporto de Parnaíba tem nova denominação

Aeroporto de Uberlândia poderá ter nova denominação

Sai edital para reforma do aeroporto de Rio Branco (AC)

Aeroporto de Rio Branco pode mudar de nome

OSCAR PASSOS PODERÁ DAR NOME AO AEROPORTO DE RIO BRANCO

Petecão pede rapidez na reforma do aeroporto de Rio Branco