Aeroporto de Rio Branco pode mudar de nome
O aeroporto de Rio Branco (AC) poderá receber o nome de Plácido de Castro, líder de um movimento militar e político que resultou na anexação, pelo Brasil, das terras que hoje compõem o estado do Acre. Projeto de lei que altera a denominação do aeroporto - de autoria dos senadores Nabor Junior (PMDB-AC), Marina Silva (PT-AC) e Emilia Fernandes (PT-RS) - será analisado nesta terça-feira (19), a partir das 11h30, pela Comissão de Educação (CE).
De acordo com justificação apresentada pelos autores da proposta, Plácido de Castro foi uma das figuras que mais contribuíram para a atual configuração do território nacional. Em agosto de 1901, ele liderou a chamada Revolução Acreana, em terras até então pertencentes à Bolívia mas cuja população era majoritariamente composta por brasileiros.
Cinco meses mais tarde, relatam os senadores, os bolivianos depuseram as armas, e Castro organizou o estado independente do Acre - mais tarde transformado em território federal, após negociação comandada pelo Barão de Rio Branco. "Os acreanos orgulham-se de dizer que são os únicos brasileiros por vontade própria", dizem os autores do projeto.
Estará também em pauta, na comissão, projeto de lei do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que muda para "Ponte sobre o Vale do Menino Deus" o nome de uma obra localizada na rodovia BR-158. Serão analisados ainda pela CE 20 projetos de decreto legislativo que prevêem autorização, permissão ou concessão para o funcionamento de emissoras de rádio.
18/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSCAR PASSOS PODERÁ DAR NOME AO AEROPORTO DE RIO BRANCO
Plácido de Castro poderá dar nome a aeroporto de Rio Branco
Gaúcho poderá emprestar nome para aeroporto de Rio Branco
MARINA PROPÕE NOME DE CHICO MENDES PARA AEROPORTO DE RIO BRANCO
Aeroporto de Rio Branco muda de denominação
Sai edital para reforma do aeroporto de Rio Branco (AC)