Aeroportos de São Paulo entram na fase de melhoria na infraestrutura e serviço
Foi publicado nesta quarta-feira (11), na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os extratos da Ordem de Serviço dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, concedidos à administração da iniciativa privada. A emissão do documento foi feita antes do término do prazo previsto nos contratos de concessão dos aeroportos.
A Ordem de Serviço é um documento emitido e publicado pela Anac que autoriza as concessionárias a iniciar a fase de transferência das operações e a fase de ampliação do aeroporto, para adequação da infraestrutura e melhoria do nível de serviço. Esse documento é exigido para a eficácia do contrato e demais obrigações contratuais.
Após a emissão da Ordem de Serviço, a concessionária tem 10 dias para apresentar o Plano de Transferência Operacional (PTO) à Anac - que terá 20 dias para analisar e emitir parecer (favorável ou não) ao documento. Com a aprovação, a operação do aeroporto é feita pela Infraero com acompanhamento da concessionária, o que pode durar até três meses. Após este prazo, a operação dos aeroportos passa a ser de responsabilidade das concessionárias,
Obras
Para o início das obras, a Anac analisa o Projeto Básico. Esse documento é produzido pela concessionária, que visa comprovar a capacidade de atendimento dos requisitos previstos no Plano de Exploração Aeroportuária (PEA).
Atualização tarifária
A atualização monetária das tarifas aeroportuárias, estabelecidas nos Contratos de Concessão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, também é feita após a emissão da Ordem de Serviço. As Decisões N°66 e N°67, publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (11), estabelecem os critérios para alteração dos valores vigentes, conforme disposto em contrato. As tarifas aeroportuárias terão o valor atualizado após 30 dias, a contar da data de publicação das Decisões. A tarifa de embarque paga pelos passageiros, atualmente em R$ 21,57 para aeroportos de categoria 1, será de R$ 21,14 nos dois aeroportos, já considerando a incidência do Ataero (Adicional Tarifário de 35,9%, instituído pela Lei nº 7.920/89).
A atualização das tarifas aeroportuárias tem como objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro estabelecido no contrato. Os valores das tarifas dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos ficarão abaixo do valor praticado pelos demais aeroportos de categoria 1 do País.
Fonte:
11/07/2012 19:42
Artigos Relacionados
Ouvidoria como Instrumento para a Melhoria do Serviço Público é tema de palestra em São Paulo
Ouvidoria como Instrumento para a Melhoria do Serviço Público é tema de palestra em São Paulo
Ouvidoria como Instrumento para a Melhoria do Serviço Público é tema de palestra em São Paulo
Investigações da CPI do Apagão Aéreo entram em nova fase
Indicadores de qualidade dos hospitais privados entram em fase de teste
Obras de paisagismo nas margens do Tietê entram em nova fase