Investigações da CPI do Apagão Aéreo entram em nova fase
A partir da próxima terça-feira (12) os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo entram em nova fase. Passam agora a ser investigados os problemas de tráfego aéreo brasileiro. A fase seguinte de investigações tratará das denúncias contra a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) reconheceu em entrevista coletiva que há problemas no controle de vôo nacional. Para Demóstenes, situações que contribuíram para o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy da American ExcelAir, como a atuação de controladores inexperientes em funções de grande responsabilidade com pouca supervisão, demonstraram isso.
- O sistema de uma forma geral não está funcionando e isso pode causar outros acidentes se a inoperância continuar - afirmou o relator.
Na terça-feira, a CPI ouvirá três analistas independentes sobre como é estruturado o controle de tráfego aéreo brasileiro. Demóstenes espera que já seja possível apresentar um relatório parcial sobre essa fase de investigação na semana seguinte. Para o relator, se os depoimentos da terça-feira foram suficientemente informativos, na reunião de quinta-feira (14) já serão tomados depoimentos sobre a Infraero.
Na terça, a partir das 10h30 são aguardados Cláudio Carvas, diretor da empresa Atech, responsável pelo software de controle de vôo usado no Brasil; o ex-ministro e ex-presidente da Embraer, Osires Silva, e o especialista em aviação, comandante Jefferson Vaz de Oliveira.
06/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM quer comissão de senadores acompanhando investigações sobre apagão aéreo
CPI do Apagão Aéreo inicia terceira fase dos trabalhos, sobre denúncias contra a Infraero
Obras de paisagismo nas margens do Tietê entram em nova fase
CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro
Indicadores de qualidade dos hospitais privados entram em fase de teste
Aeroportos de São Paulo entram na fase de melhoria na infraestrutura e serviço