Agaciel depõe à Polícia Legislativa sobre nomeações secretas e faz denúncias



Durou cerca de quatro horas o depoimento do ex-diretor-geral do Senado Agaciel da Silva Maia à Polícia Legislativa do Senado. Ele foi convocado para explicar a nomeação da funcionária Lia Raquel Monturil Vaz de Souza no gabinete de Demóstenes Torres (DEM-GO), sem o devido pedido ou a anuência do senador. Segundo o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Araújo, Agaciel Maia disse não reconhecer sua assinatura nos atos de nomeação e disse que a funcionária em questão foi designada para o Senado pelo ex-diretor de Recursos Humanos da Casa João Carlos Zoghbi.

Pedro Araújo relatou que o ex-diretor-geral fez várias denúncias de novos casos, que serão objeto de investigação no inquérito. O diretor da Polícia do Senado não quis adiantar o teor dessas denúncias, para que as investigações não sejam dificultadas. Ele afirmou que os fatos revelados por Agaciel Maia serão tornados públicos somente depois que possam estar confirmados pelas investigações.

Segundo Pedro Araújo, o depoimento de Agaciel Maia foi longo porque o ex-diretor do Senado explicou, com minúcias de detalhes, todos os procedimentos normalmente adotados para a nomeação e a movimentação de um funcionário pelo Senado.

O inquérito a que Agaciel Maia responde foi aberto após denúncia apresentada por Demóstenes. A funcionária Lia Raquel Monturil Vaz de Souza esteve lotada por 13 dias em seu gabinete, sendo transferida posteriormente para o gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Tanto a nomeação quanto a remoção foram realizadas por atos secretos, sendo descobertas na última semana, quando da publicação dos 663 atos que não haviam tido publicidade.

Em relação às providências que serão adotadas a partir das declarações de Agaciel Maia, o diretor da Polícia Legislativa informou que será feita uma perícia nos documentos cujas assinaturas o ex-diretor-geral disse não reconhecer. Pedro Araújo anunciou ainda que na próxima semana será fixada a data para que o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi também preste seu depoimento sobre esse caso e sobre outros que possam ter sido revelados por Agaciel Maia.



02/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agaciel depõe na Polícia Legislativa do Senado

Polícia Legislativa do Senado vai investigar denúncia de Demóstenes contra Agaciel

Polícia Legislativa abre inquérito para investigar denúncias do casal Zoghbi

AGACIEL DESTACA AVANÇO DO SENADO COM UNIVERSIDADE LEGISLATIVA

Polícia Legislativa divulga nota sobre depoimento do casal Zoghbi

Polícia Legislativa entrega às 15h30 a Garibaldi relatório sobre escutas telefônicas no Senado