Agaciel diz que Senado torna-se exemplo em acessibilidade e inclusão
Em discurso em que listou as inúmeras providências adotadas pelo Senado para promover o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência, o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, disse nesta terça-feira (29) que o Senado torna-se um exemplo de instituição pública que oferece condições adequadas de ingresso às suas dependências.
O diretor-geral afirmou que a idéia básica dessa iniciativa é oferecer não apenas aos funcionários, mas a todos os cidadãos com deficiência que chegam ao Legislativo, condições adequadas de acesso às suas dependências e aos serviços e informações prestados pelo Parlamento.
- Muitas metas já foram atingidas e, a despeito de algumas limitações decorrentes do tombamento das instalações do Senado, o cumprimento de 90% do que dispõe a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) é, para todos nós, uma importante conquista - ressaltou.
Agaciel listou alguns eventos realizados pelo Senado em favor da inclusão, como a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, a exposição fotográfica Imagens da Inclusão, a campanha de conscientização "Com as nossas diferenças, somos todos iguais" e a distribuição de cartazes com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do engajamento nessa causa.
- Quanto à alocação de recursos humanos, esta Casa, em cumprimento à Lei de Cotas, iniciou a contratação de estagiários e terceirizados com deficiência. E o serviço de atendimento e apoio às pessoas com deficiência que transitam pela Casa já está em funcionamento, disponibilizando funcionários qualificados e devidamente treinados em cada portaria - afirmou ele.
Agaciel reconheceu, contudo, que muito ainda há para ser feito. Ele explicou que o contínuo aprimoramento da infra-estrutura predial e urbanística do Senado, a complementação da sinalização interna e externa e a adaptação das novas unidades projetadas por Oscar Niemeyer são metas prioritárias dessas ações.
Além de Renan Calheiros, participaram da solenidade os senadores Efraim Morais (PFL-PB), Romeu Tuma (PFL-SP), Paulo Paim (PT-RS), César Borges (PFL-BA) e Paulo Octávio (PFL-DF), além de inúmeros funcionários e dirigentes da Casa, entre eles, o diretor da Secretaria de Recursos Humanos, João Carlos Zogbi, e a chefe do Cerimonial da Presidência do Senado, Mônica de Araújo Freitas.
Durante a homenagem, foi exibido um vídeo realizado pela TV Senado, mostrando as ações já implementadas pela Casa e previstas no Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência. Estão em execução outras iniciativas, que incluem a adaptação da página do Senado na Internet para permitir o acesso a pessoas com dificuldade auditiva e a veiculação de programas da TV Senado com a opção de transformação do áudio em texto pelo sistema closed caption.29/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agaciel diz que Universidade do Legislativo torna Senado formador de conhecimento e cidadania
Mostra Internacional de filmes "Assim Vivemos" é exemplo de acessibilidade
Segunda é dia de Encontro "Acessibilidade e Inclusão"
Encontro "Acessibilidade e Inclusão" é na segunda
3° Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania segue para Botucatu
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza a 3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania