Agaciel diz que Universidade do Legislativo torna Senado formador de conhecimento e cidadania



O Senado Federal mantém-se firme na disposição de se tornar a principal instituição pública a repassar conhecimento e informação aos cidadãos brasileiros. O primeiro semestre de 2002 foi especialmente importante para a consolidação dessa meta, na avaliação do diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, que apontou como a maior realização do período a instalação da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).

"A Unilegis representa uma revolução na formação de recursos humanos", afirmou, observando que o Senado brasileiro é o primeiro no mundo a implantar uma universidade corporativa. A partir de agosto, será iniciado o primeiro curso de especialização em Direito Legislativo, com duração de 360 horas, destinado à capacitação dos servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além de atuar em pós-graduação, a Unilegis oferece cursos de educação a distância a vereadores e servidores municipais, com enfoque especial nas áreas de prestação de contas, licitações e orçamento. Outra vertente explorada é o intercâmbio educacional com o Senado de países latino-americanos, havendo ainda a pretensão de promover um curso de graduação em Ciência Política.

BANCO DE DADOS

Essa missão formadora foi reforçada, no final do semestre, com a inserção dos Anais do Senado na página da instituição na Internet. "Trata-se, sem sombra de dúvida, do maior banco de dados de apoio e pesquisa sobre a atuação parlamentar e a história política do país", declarou Agaciel. Quem consultar esse serviço vai encontrar informações detalhadas sobre a atuação da Câmara Alta, constantes de quase 600 mil páginas e que remontam à primeira constituinte brasileira, em 1823.

Um projeto informativo ainda mais ambicioso deve ser implantado no próximo semestre. Conforme adiantou o diretor-geral, está previsto o lançamento de um CD-ROM condensando 2,5 milhões de páginas publicadas pela imprensa sobre as principais políticas públicas adotadas pelo Brasil nos últimos 50 anos. Agaciel também destacou um projeto de convênio com a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que irá reunir a legislação de 26 países e disponibilizá-la na homepage do Senado.

"Nossa pretensão é transformar o Senado no grande referencial de auxílio à pesquisa, pois só ao conhecer seus direitos e deveres o cidadão poderá exercer plenamente sua cidadania", assinalou.



03/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO E TV SENADO VÃO REVOLUCIONAR CAPACITAÇÃO DE SERVIDOR, DIZ AGACIEL

UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO E TV SENADO VÃO REVOLUCIONAR CAPACITAÇÃO DE SERVIDOR, DIZ AGACIEL

Agaciel diz que Senado torna-se exemplo em acessibilidade e inclusão

AGACIEL DESTACA AVANÇO DO SENADO COM UNIVERSIDADE LEGISLATIVA

Senado discute gestão do conhecimento aplicada ao Legislativo

Senado cria Universidade do Legislativo