Agência Desenvolve SP financiará dívidas das Santas Casas paulistas
Linha de crédito específica contribuirá para a recuperação das instituições
O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 3, o Programa Saúde SP, que, por meio de uma parceria com a Agência Desenvolve SP, oferecerá linhas de crédito especiais para que as Santas Casas do Estado de São Paulo possam adquirir equipamentos e quitar dívidas com fornecedores e bancos.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
"Nós estamos através da Agência Desenvolve SP financiando a dívida. Ou seja, a Santa Casa sai de um banco privado, que paga até 24% de juros para pagar 6,5%. Praticamente a inflação, à juros zero. O Governo equaliza a taxa de juros com recursos do orçamento", explicou Geraldo Alckmin.
LEIA TAMBÉM
Governador inaugura a nova enfermaria da Santa Casa de SP
O Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, foi a primeira instituição a receber ajuda da agência de fomento, que financiará R$ 19 milhões. Além de quitar dívidas, o programa também permite a aquisição de equipamentos, móveis, importação de máquinas, compra de softwares, gastos com pesquisa, capacitação técnica e treinamento de pessoal, dentre outros.
A taxa de juro aplicada às operações de reestruturação financeira, com recurso da linha de crédito BNDES Saúde, é de 8% ao ano e, como incentivo, a Secretaria da Saúde subsidiará a taxa referente à remuneração da Desenvolve SP: 1,5%. Já para a aquisição de máquinas, modernização e ampliação, a taxa de juros é de 6,8% ao ano. Neste caso, a Secretaria da Saúde subsidia 0,9%. O financiamento oferecido terá como garantia os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais e o prazo de pagamento é de até 10 anos.
Do Portal do Governo do Estado
10/03/2013
Artigos Relacionados
Linha de crédito especial financiará dívidas das Santas Casas paulistas
Santas Casas terão acesso a linha de crédito da Desenvolve SP
CAS pode votar parcelamento de dívidas de Santas Casas
Santas casas têm linha de crédito especial para financiar dívidas em SP
Aprovadas novas condições para o parcelamento de dívidas de santas casas com a União
Agência de Fomento de SP financiará micro e pequenas empresas