Agência Nacional de Águas destaca Região Hidrográfica Atlântico Sul



Em março, a Região Hidrográfica Atlântico Sul é o tema dos perfis da Agência Nacional de Águas (ANA) no Facebook, Twitter e YouTube. A divulgação mensal das 12 regiões hidrográficas do País acontece desde maio de 2013 para que os brasileiros conheçam a Divisão Hidrográfica Nacional e saibam que estão inseridos num contexto maior, no qual as ações tomadas numa região podem gerar consequências nas águas de outros estados e até mesmo de outros países.

Quatro estados compõem a RH Atlântico Sul – Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina –, cuja área total é de 187.552km² (2,2% do território nacional). Na região vivem 13,4 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 88% em áreas urbanas. Destacam-se no contexto da Região Hidrográfica Atlântico Sul as cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Paranaguá (PR).

 Com uma vazão de retirada de 295,4m³/s, a Região Hidrográfica Atlântico Sul é responsável por 12% da demanda nacional por água. Deste total, 66% vão para irrigação, 19% para indústrias, 12% para uso urbano, 2% para dessedentação (matar a sede) de animais e 1% para uso rural. 

 As regiões já divulgadas foram respectivamente: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, São Francisco, Paraná e Paraguai.

 Regiões hidrográficas

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul. 

Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País.

Fonte:
Agência Nacional das Águas



06/03/2014 12:22


Artigos Relacionados


Região Hidrográfica Atlântico Sudeste

Região Hidrográfica Atlântico Leste

FOGAÇA DESTACA AUTONOMIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Valdir Raupp destaca importância da Agência Nacional de Águas

Jucá destaca relatório de atividades da Agência Nacional de Águas

Agência divulga Região Hidrográfica do São Francisco