Agraciadas com prêmio Bertha Lutz querem ampliar espaço da mulher na política
Apesar da relevante participação das mulheres na história do país, em especial no processo de redemocratização, ainda é necessário lutar por uma presença feminina maior na política, afirmou Maria Ruth Cavalcante, agraciada com o Diploma Bertha Lutz . Em solenidade no Plenário na manhã desta terça-feira (1º), ela falou em nome das demais homenageadas em 2011.
- Mesmo com as evidências das transformações sociais ocorridas no Brasil, com todas as conquistas das mulheres nas áreas da educação, saúde e mercado de trabalho, falta ainda criar condições para a efetiva constituição da mulher como sujeito político - disse.
Pedagoga dedicada à educação de jovens e adultos, Maria Ruth Cavalcante lembrou o trabalho de Bertha Lutz na construção dos fundamentos da identidade social, política e cultural do país. Conforme ressaltou, as agraciadas com o diploma representam todas as mulheres brasileiras e seu trabalho pela construção do país.
- Como geradoras de vidas que somos, geramos filhos, mas também geramos idéias e projetos. Buscamos manter a força da delicadeza, a firmeza da serenidade e a sabedoria da ação, mas sem abrir mão nunca do nosso sonho maior, que é promover a felicidade de todo um povo - disse
Para a homenageada, as mulheres hoje enfrentam o desafio de "ocupar definitivamente os espaços de poder nos âmbitos público e privado, ampliando a capacidade de decisão política das mulheres".
Maria Ruth Cavalcante também saudou a presidente Dilma Rousseff, afirmando que a eleição de uma mulher para a Presidência da República representa "um momento histórico e simbólico".
01/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz
Conselho vai escolher cinco mulheres que serão agraciadas com o prêmio Bertha Lutz
Entrega do prêmio Bertha Lutz reforça luta por maior participação da mulher na política
Senadoras querem dar prêmio Bertha Lutz à presidente Dilma Rousseff
Homenagem às agraciadas do Diploma Bertha Lutz
Dia Internacional da Mulher é lembrado com entrega do Prêmio Bertha Lutz