Senadoras querem dar prêmio Bertha Lutz à presidente Dilma Rousseff
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou, há pouco, ao Plenário, um requerimento assinado por senadoras no qual elas pedem que o Senado conceda à presidente da República, Dilma Rousseff, o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz. A premiação ocorre no início de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Gleisidisse que, embora as inscrições para o prêmio tenham sido encerradas em novembro, o fato de Dilma ser a primeira mulher eleita para o cargo de presidente da República justificaria a inclusão extemporânea do seu nome. Ela pediu apoio dos senadores para tanto.
O prêmio Berta Lutz foi instituído pela Mesa do Senado em 2001 como forma de homenagear mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero.
Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo, em 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da Medicina Tropical Adolfo Lutz. Tornou-se líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.
08/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Humberto Costa comemora entrega de diploma Bertha Lutz a Dilma Rousseff
Agraciadas com prêmio Bertha Lutz querem ampliar espaço da mulher na política
Dilma receberá pessoalmente prêmio Bertha Lutz no Senado
Dilma já está no Senado para receber prêmio Bertha Lutz
Dilma receberá prêmio Bertha Lutz do Senado nesta terça
Prêmio Bertha Lutz recebeu 75 indicações