Agricultores do DF recebem apoio para produção rural



As famílias receberão apoio técnico e verba para o cultivo de hortas e criação de animais

Cerca de 550 famílias do Distrito Federal vão receber atendimento para investir em pequenos empreendimentos rurais. A decisão faz parte da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A decisão foi tomada neste quarta-feira (26) e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria.

As famílias que pertencem ao Cadastro Único – CadÚnico terão assistência técnica e apoio financeiro no valor de R$ 2,4 mil do MDS, que poderão ser usados na compra de pequenos animais e organização de hortas ou de projetos coletivos.

Já a assistência técnica, coordenada pelo MDA e MDS, será prestada pela Emater-DF e consiste na oferta de conhecimentos específicos, no apoio para a elaboração de projetos produtivos, na facilitação do acesso a insumos e mercados e na articulação com outras ações de inserção econômica. As equipes acompanham as famílias por um período de 24 meses. Também é esperado que elas comecem a comercializar seus produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).


Agricultores no Distrito Federal

O Distrito Federal possui cerca de  1.824 estabelecimentos da agricultura familiar. O dado é do último Censo Agropecuário do País, de 2006. Esse número corresponde a 46% do total dos estabelecimentos agropecuários no DF. O estudo indica ainda que 29% dos trabalhadores do meio rural, 6.481 pessoas, têm ocupação na agricultura familiar. O valor bruto da produção do setor equivale a 11% do total do que é produzido na

agropecuária local.

Na última segunda-feira (24), os agricultores familiares receberam do MDS a notícia de que, pela primeira vez, será lançado o Plano Safra da Agricultura familiar 2012/2013 no DF.

As ações do Plano Safra envolvem ampliação de crédito, de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e, também, o fortalecimento das políticas públicas para a juventude rural.

A participação da agricultura familiar do DF tem destaque no cultivo da mandioca, na qual detém 43% da produção. Logo depois, está a produção de leite, com 17%, e a de café canephora (robusta, conilon), com 11%.

Leia mais:

Aberta seleção de projetos para capacitação de jovens da área rural

DF recebe recursos para investir no Plano Safra da Agricultura Familiar

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social

Portal Brasil

 



27/09/2012 18:02


Artigos Relacionados


Agricultores de Sergipe recebem kits para produção de mel

Pequenos agricultores recebem títulos para produção de pescado

Agricultores familiares recebem em janeiro recursos do programa de fomento rural

Agricultores gaúchos recebem capacitação na produção de soja

Indígenas recebem apoio para melhorarem produção agrícola de suas tribos

Aposentadoria especial rural é para agricultores de subsistência