Agricultores gaúchos recebem capacitação na produção de soja



Nesta terça-feira (25), cerca de 600 agricultoras e agricultores participam de um dia de campo para a agricultura familiar, em Tapera, no Rio Grande do Sul. Os produtores acompanharão demonstrativos de campos experimentais de soja de empresas de tecnologia e da Embrapa. Na ocasião, serão apresentados novos cultivares, manejo de pragas de difícil controle, além de manejo da adubação da cultura da soja.

O evento contará com a presença dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de municípios envolvidos com os arranjos com usina produtora de biodiesel, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e de representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante a atividade, os agricultores participam de palestra sobre o Selo Combustível Social e a agricultura familiar, para receberem informações sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).

O dia de campo é parte das ações da usina produtora de biodiesel Bianchini, para o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, conforme critérios do Selo Combustível Social.

O empreendimento obteve a certificação do MDA, em novembro de 2012. A empresa nacional de comercialização e esmagamento de grãos, que atua em diversas regiões do estado, possui contratos com cooperativas da agricultura familiar e com agricultores individuais e, nesta safra, deve envolver direta a indiretamente (por meio das cooperativas), mais de 70 mil agricultores nesta cadeia produtiva. Este é o segundo dia de atividades organizado pela empresa.

O Selo Combustível Social integra as ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, para promover a inserção qualificada de agricultores familiares na cadeia de produção do biodiesel.

A iniciativa compõe o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, criado pelo Governo Federal, em 2004, para implementar a produção e o uso do produto, de forma sustentável e com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



25/02/2014 19:08


Artigos Relacionados


Servidoras de presídios gaúchos recebem capacitação

Agricultores recebem capacitação para participar do 5º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil

Agricultores de Sergipe recebem kits para produção de mel

Agricultores do DF recebem apoio para produção rural

Pequenos agricultores recebem títulos para produção de pescado

Programa Soja Livre atende agricultores em Mato Grosso