Agricultores recebem capacitação para participar do 5º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil



Os agricultores selecionados pelo Ministério do Turismo(MTur) para participar do 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, participam até esta terça-feira (27) de oficina de capacitação, em Brasília (DF). As atividades vão preparar os trabalhadores rurais para o salão, que acontece entre 26 e 30 de maio, em São Paulo (SP).

O objetivo da oficina é apresentar aos agricultores o modelo do evento e orientá-los sobre logística, exigências do mercado, formação de preços e comportamento frente ao comprador.

Para o representante da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), Wagner Gazziero, o salão será uma “oportunidade de comercializar diretamente para o público final, estabelecer negócios potenciais e, quem sabe, ser incluído em um novo roteiro turístico”. A Coofamel, que participa pela primeira vez do salão, trabalha com mel, própolis e mais de 30 ervas medicinais. A cooperativa abrange 29 municípios e conta com 101 associados e 332 famílias assistidas.

Já o representante da Cooperativa Vida Natural (Coopernatural), Ricardo Fritsch, participa pela quarta vez do evento e tem a meta de dobrar as vendas de sucos e vinhos neste ano. “O Salão é uma grande oportunidade de divulgar nossos produtos. Hoje, nossos produtos são ofertados como brinde para quem compra um carro da Audi, negócio fechado durante o Salão”, lembra o agricultor.

A coordenadora de Produção Associada ao Turismo do MTur, Gabrielle Andrade, explica que a oficina pré-Salão é uma forma de explicar a dinâmica do evento aos agricultores. “Durante a oficina, os agricultores se preparam para atender o visitante do evento, aprendem como estabelecer contatos de negócios e institucionais. Além disso, trocam experiências e interagem com os outros agricultores”, explica.

Mudanças no evento

Segundo Andrade, este ano o Mercado da Agricultura Familiar (ambiente onde os agricultores vão expor os produtos) contará com mil metros quadrados. Mas a grande novidade será o espaço Consumo Imediato, onde os visitantes poderão degustar com calma, em ambiente com mesas e cadeiras, produtos orgânicos certificados e da sociobiodiversidade, como café, castanhas, sorvetes e sucos.

Para esta edição, o MTur selecionou 30 empreendimentos das cinco regiões brasileiras, entre associações, cooperativas e redes, que vão comercializar doces, biscoitos, conservas, castanhas, sucos e vinhos, entre outros itens. 

A expectativa é beneficiar mais de 20.500 famílias representadas pelas associações, cooperativas e redes de empreendimentos. Em 2009, durante os cinco dias de evento, foram comercializados mais de R$ 200 mil, com uma estimativa de negócios futuros de R$ 1,8 milhão.


Fonte: 

Ministério do Turismo

 

27/04/2010 19:45


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