Agricultura apresenta cooperação a agentes do agronegócio paraense
Produtores, representantes de agroindústrias e distribuidores do Pará assistem, nesta quinta-feira (24), palestras sobre o funcionamento da intercooperação entre os diversos segmentos da cadeia. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove em Belém a terceira edição do Encontro Brasileiro para Integração Agroempresarial (Interagro). A proposta é estimular consórcios empresariais para iniciar ou ampliar o acesso aos mercados interno e externo, tendo ambiente com características mais empresariais.
Consórcio é a união de cooperativas, com o objetivo de atuar conjuntamente no mercado. Esse mecanismo proporciona segurança jurídica, ganho de escala e aproxima os setores de produção, indústria e distribuição, sem cada um perca a identidade.
O evento é dividido em dois paineis: Políticas Públicas para a Cooperação Empresarial, que tratará de internacionalização do agronegócio brasileiro e a intercooperação para acesso a mercado, e Apoio ao Financiamento e à Comercialização, com apresentação de programas de apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e atração de investimentos. O público conhecerá a história da cooperativa agrícola de Tomé-Açu (a 113 quilômetros de Belém), que exporta polpas de frutas, inclusive, para o exigente mercado japonês.
Inscrições - Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site. Basta acessar o banner do Interagro. Outras informações, pelo e-mail [email protected] ou telefone (61) 3218-3272.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Saiba mais sobre agricultura e pecuária no Portal Brasil.
22/06/2010 15:29
Artigos Relacionados
Agricultura: Dia de Campo apresenta estratégias para agronegócio da tangerina
Agricultura: Secretário estadual da Agricultura coordena seminário sobre produção no agronegócio
Agricultura: Secretário estadual da Agricultura realiza seminário sobre agronegócio
Rádio Senado apresenta projeto paraense de reflorestamento da Amazônia
Agricultura anuncia crescimento do agronegócio paulista
Agricultura: Agronegócio paulista tem saldo de US$ 2,33 bilhões