Agricultura discute Plano Nacional de Armazenagem



Plano visa minimizar os gargalos da estocagem no País

 

O Grupo de Trabalho da Armazenagem, constituído por representantes do Governo, entidades do setor e iniciativa privada, criou uma comissão que fará um diagnóstico da situação da armazenagem no País. A iniciativa foi proposta e acolhida pelos integrantes do GT durante reunião nessa quinta-feira (14), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Os dados subsidiarão a construção do Plano Nacional de Armazenagem que visa minimizar os gargalos da estocagem, uma vez que o País tem uma capacidade de armazenamento aquém do tamanho da safra e boa parte das unidades não tem condições de armazenar os grãos pelo período necessário sem comprometer a qualidade. A comissão tem prazo de 30 dias para realizar o levantamento, traçar cenários e, num segundo momento, definir estratégias e metas.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o potencial total dos 17.960 armazéns existentes no Brasil está próximo dos 142 milhões de toneladas. Pelas projeções, levando-se em conta o nono levantamento da safra 2011/12, divulgado pela Conab no início deste mês, a produção total é de 161,23 milhões de toneladas.

A expectativa do coordenador do Serviço de Infraestrutura, Logística e Aviação Agrícola do Mapa, Carlos Alberto Nunes Batista, é de que seja cumprido o cronograma para o desenvolvimento do Plano Nacional de Abastecimento. 

 

Leia mais:

Ministério anuncia contrato de gestão com a Conab

Contratação de crédito agrícola cresce 4% e soma R$ 61,2 bi no 2º semestre de 2011

 

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



15/06/2012 16:25


Artigos Relacionados


CMMC discute Plano de Agricultura de Baixo Carbono na terça-feira

CE discute Plano Nacional de Educação

CCT discute Plano Nacional de Banda Larga

CMA discute Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Sarney discute Plano Nacional de Cultura com Gilberto Gil

Lídice da Mata cobra política nacional de armazenagem