Agricultura é parceira no Cadastro Ambiental Rural em PE



A participação estratégica do setor agrícola na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi destacada pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, na manhã desta quarta-feira (20), em Recife, durante o lançamento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) no Estado de Pernambuco. O sistema permite o registro eletrônico de imóveis rurais, onde são solicitadas informações relacionadas a Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e vegetação nativa.

“A parceria com agricultores, entidades representativas do setor e governo estadual é fundamental para a amplitude do processo de cadastramento”, disse Cabral durante o lançamento do SiCAR em Recife. O secretário destacou, ainda, que o CAR é uma iniciativa que contribui, de forma legal, para que o agricultor familiar continue no campo produzindo e abastecendo milhares de famílias e auxiliando na redução das taxas de desmatamento. “O objetivo do Ministério do Meio Ambiente é fazer o cadastro junto com a agricultura, o que irá gerar benefícios para todos os envolvidos”, acrescentou.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, José Aldo dos Santos, contou como está o CAR no Estado. “Sempre buscamos promover um processo participativo, com reuniões e grupos de trabalho, de modo que todos os setores ligados ao CAR fossem ouvidos”, explicou. “O CAR vai nos mostrar as reais condições e situação das nossas propriedades rurais, incrementando, assim, atividades como a caprinocultura, ovinocultura e aquicultura”.

Dados

Em Pernambuco, cerca de 300 mil imóveis rurais devem ser cadastrados. Segundo o gerente de Biodiversidade e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Josemario Lucena, trata-se de um instrumento de melhoria no controle da preservação do meio ambiente. “O CAR irá permitir uma noção, com mais precisão, das áreas que devem ser restauradas, por exemplo, melhorando, com isso, a qualidade de vida de toda a população”, salientou.

Participaram do lançamento técnicos e especialistas das áreas ambiental e agrícola, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), organizações não governamentais (ONGs) e entidades representativas da agricultura familiar.

Agenda

Após os lançamentos do SiCAR nos estados, está previsto para o próximo mês de dezembro a assinatura de ato normativo da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, definindo a data a partir da qual o CAR será considerado implantado. Após essa data, os produtores terão prazo de um ano, renovável por mais um ano, para cadastrar seu imóvel rural.

Nesta quinta-feira (21/11), o secretário Paulo Cabral estará em Maceió para lançamento do SiCAR no Estado de Alagoas. A cerimônia será às 10h no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), localizado na Rua Dr. Rocha Cavalcante, 181, Bairro Jaraguá. 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



20/11/2013 18:28


Artigos Relacionados


Implantação do Cadastro Ambiental Rural é debatida na Comissão de Agricultura

Cadastro Ambiental Rural terá importância central para gestão ambiental

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar

Incra faz Cadastro Ambiental Rural de assentamentos

Cadastro Ambiental Rural é lançado no Rio de Janeiro

Rondônia adere ao Cadastro Ambiental Rural