Rondônia adere ao Cadastro Ambiental Rural
O estado de Rondônia se destacou na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão investidos R$ 23 milhões do orçamento de 2013 na implantação do registro eletrônico, que é obrigatório para todos os imóveis rurais.O anúncio foi feito pela bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados.
O governador Confúcio Aires Moura esteve, na última terça-feira (8), com o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, para solicitar a liberação dos recursos. “Vamos levar a solicitação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”, garantiu Gaetani. “Rondônia é um dos Estados mais adiantados no processo de implantação do CAR, pois deflagrou esse processo assim que a nova Lei Florestal foi aprovada em maio do ano passado.”
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
O CAR é um registro eletrônico obrigatório de todos os imóveis rurais e visa integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Foi criado pela Lei nº 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima) e se constitui na base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
09/10/2013 12:54
Artigos Relacionados
Distrito Federal adere ao Cadastro Ambiental Rural
Roraima adere ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural
Cadastro Ambiental Rural terá importância central para gestão ambiental
Incra faz Cadastro Ambiental Rural de assentamentos
Agricultura é parceira no Cadastro Ambiental Rural em PE
Cadastro Ambiental Rural é lançado no Rio de Janeiro