Agricultura envia missão à União Europeia para expandir negócios



Um comitiva liderada pelo Ministério da Agricultura viaja para Bruxelas (Bélgica), nesta sexta-feira (9), para participar de reuniões técnicas com comissários da União Europeia (UE). Na pauta dos encontros, estão temas considerados vitais para a agricultura brasileira, como rastreabilidade animal, exportação de carne e reforço nos mecanismos de consulta em temas sanitários e fitossanitários com a UE.


Para o órgão brasileiro, a missão é importante para a expansão das relações comerciais. A questão da rastreabilidade animal é um dos pontos a serem abordados. “Seria um avanço à agricultura brasileira se a União Europeia deixasse ao Brasil o papel de indicar as fazendas credenciadas a exportar carne para aquele mercado”, afirma o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Atualmente, duas mil fazendas estão habilitadas.


Na próxima semana, representantes do ministério, da secretaria de Relações Internacionais, e da Defesa Agropecuária terão reuniões de alto nível com autoridades europeias. Estão previstos encontros com os comissários de Saúde e Defesa do Consumidor, John Dali, e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos. A missão oficial deve regressar ao Brasil na quinta-feira (15).


Visita ao Brasil

Ainda nas reuniões, o ministério brasileiro deve formalizar um convite para que os comissários europeus visitem o Brasil. O objetivo é trazer ao País missões das áreas de saúde e defesa do parlamento europeu, para que obtenham mais informações sobre a produção pecuária nacional.


A agenda oficial prevê audiências com os presidentes das comissões de Agricultura do Parlamento Europeu, e de Comércio Internacional da UE.


Outro encontro, com dirigentes da União Europeia do Comércio de Bovinos e da Carne, também está previsto para a próxima segunda-feira (12).


O programa da missão contempla, ainda, as normas para autorização de uso dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil e na UE, que tem estabelecido tolerância zero para a presença não intencional de OGMs não autorizados para aquele mercado.


Fonte:
Ministério da Agricultura



13/07/2010 04:30


Artigos Relacionados


Aprovada nova chefe de missão diplomática na União Europeia

União Europeia envia mensagem de solidariedade em virtude de chuvas no Rio

Brasil participa de feira em Xangai para expandir negócios com mercado chinês

Superintendente diz a Sarney que Suframa desenvolve projetos para expandir negócios na região

USP envia equipe para missão no Maranhão

Agricultura: Secretaria da Agricultura quer expandir produção em mais três milhões de toneladas de