Aprovada nova chefe de missão diplomática na União Europeia



O Plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (8) a indicação de Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado para chefe de missão diplomática brasileira na União Europeia (UE). Também foi aprovada a indicação de Lígia Maria Scherer para o cargo de embaixadora do Brasil junto à República do Moçambique, ao Reino da Suazilândia e à República de Madagascar. As duas indicações haviam sido aprovadas em julho na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Vera Lúcia Machado é carioca e, desde 1998, ministra de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores. Em 2001, passou a integrar o quadro especial da carreira. Nos últimos anos, foi, entre outros cargos, embaixadora do país no Nepal, Ilhas Maldivas e Sri Lanka e Vaticano. Atualmente, ocupava o cargo de subsecretária-Geral de Política I do ministério

Curitibana, Ligia Maria Scherer também é ministra de primeira classe da carreira diplomata do Ministério das Relações Exteriores e teve passagens em diversas embaixadas, como primeira secretária e conselheira, como Tóquio, Washington, Tel Aviv, Díli e na missão junto à Comunidade Econômica Europeia.

A indicação de embaixadores e chefes de missões diplomáticas é competência privativa do Senado Federal, de acordo com a Constituição Federal. As proposições devem ser analisadas e votadas pela CRE e pelo Plenário, em voto secreto.



08/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agricultura envia missão à União Europeia para expandir negócios

CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia

Aprovada isenção de vistos para viagens de curta duração entre Brasil e União Europeia

Aprovado acordo entre Brasil e Suíça que autoriza atividade remunerada a familiares de membros de missão diplomática

ONU confirma brasileiro como novo chefe da missão de paz no Haiti

Missão Europeia inspeciona estabelecimentos brasileiros