Agricultura integra comissão criada para organizar aeroportos



A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), responsável pela organização e coordenação das atividades públicas nos aeroportos, terá o reforço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O grupo é formado por representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Casa Civil da Presidência da República, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ministérios da Defesa, Fazenda, Justiça, Planejamento, Orçamento e Gestão, e Saúde.

A comissão foi formalizada por meio do Decreto nº 7.554, publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última semana. De acordo com a norma, o ministro da Agricultura deverá indicar, em até dez dias, um titular e um suplente da pasta para compor o grupo.

“O Conaero institucionalizará o trabalho integrado e compartilhado entre os órgãos, possibilitando melhorias na infra-estrutura, equipamentos e informações nos aeroportos e proporcionando mais agilidade, eficiência e segurança”, destaca o fiscal federal agropecuário do Vigiagro Bernardo Sayão Carvalho Araujo Neto.

Entre as metas do Conaero estão promover alterações, aperfeiçoamentos ou revisões de procedimentos operacionais e rotinas de trabalho que possam otimizar o fluxo de pessoas, animais e bens. A comissão também tem como meta estabelecer parâmetros e índices de desempenho e padrões mínimos para entidades e órgãos públicos para cada aeroporto e revisá-los periodicamente.

Inicialmente, o Conaero contará com representações nos aeroportos de Brasília, Belo Horizonte, Guarulhos, Congonhas, Galeão e Santos-Dumont. Em cada unidade ficou estabelecida a figura da autoridade aeroportuária para resolver assuntos de curto prazo e restritos àquele aeroporto. Nesses locais haverá salas de controle com a participação das companhias aéreas, órgãos públicos, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Infraero e concessionários, cabendo à Infraero a coordenação das autoridades aeroportuárias.


Vigiagro

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), atua na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais, seus produtos e subprodutos.

No Brasil, o Vigiagro mantém 106 pontos de fiscalização em locais de trânsito internacional de produtos ou insumos agropecuários. São 31 em portos, 26 em aeroportos internacionais, 27 em aduanas especiais e 26 postos de fronteira monitorados por fiscais federais agropecuários, que inspecionam a sanidade dos itens que entram e saem do País.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

22/08/2011 17:02


Artigos Relacionados


Comissão de Agricultura vai se reunir para organizar agenda do ano

AGU integra comissão criada para garantir legalidade das obras para Copa de 2014

Criada Comissão Permanente de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Turismo

Criada comissão para acompanhar a seca

Criada Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica

Criada comissão para melhorar procedimentos de inspeção animal