Agricultura mostra práticas sustentáveis em feira rural no Paraná
Temas de interesse do agricultor brasileiro, como as práticas sustentáveis que podem ser utilizadas na lavoura, serão abordados na 23ª edição do Show Rural Coopavel, desta segunda (7) a sexta-feira (11), em Cascavel (PR). Técnicos do Ministério da Agricultura vão apresentar as vantagens da produção integrada, indicação geográfica e da integração lavoura-pecuária-floresta (que combina atividades agrícolas, florestais e pecuárias, ao promover a recuperação de pastagens em degradação).
“As novas regras para os produtores de orgânicos, que começaram a vigorar em janeiro deste ano, também serão explicadas aos visitantes. Trata-se de um selo do governo que está presente nas gôndolas dos supermercados”, informa o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, José Maranhão.
Durante a feira, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vão divulgar a situação do tempo em todas as regiões do País. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estará presente com a vitrine de tecnologias. Serão 19 unidades da empresa, entre centros de pesquisa e de serviços, que vão expor cerca de 100 tecnologias.
Na quinta-feira (10), a Embrapa fará o lançamento de cinco tecnologias. Entre elas, a soja BRS 316 RR, uma cultivar transgênica que confere às plantas tolerância a herbicida a base de glifosato, sendo indicada para semeadura nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e na região sul de Mato Grosso do Sul. Já a soja BRS 317 (não-transgênica), tem ciclo semiprecoce, com maturação média de 125 dias.
O feijão BRS Estilo (grão tipo carioca), possui alto potencial produtivo, com boa resistência ao acamamento (tombamento) e tem qualidade comercial. O feijão BRS Esplendor (grão tipo preto) apresenta potencial de rendimento e é direcionado para a colheita mecanizada - ciclo normal que varia de 85 a 90 dias. A última tecnologia é o inoculante AzoTotal, que consiste em nova alternativa em biofertilizante promotor de crescimento de plantas. Além disso, contribui para a tolerância à seca, maior absorção de água e nutrientes, bem como permite maior produção de grãos.
O Show Rural Coopavel difunde tecnologias voltadas ao aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A feira facilita o acesso dos agricultores a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor. O evento recebe, em média, 180 mil visitantes por ano, em uma área de 72 hectares.
Fonte:
Ministério da Agricultura
24/02/2011 19:35
Artigos Relacionados
Práticas sustentáveis na agricultura brasileira são destaque na Rio+20
Crédito rural precisa de nova orientação para estimular práticas sustentáveis, diz ex-ministro
Práticas sustentáveis na agricultura serão selecionadas para publicação
Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural
Campanha divulga práticas sustentáveis do Programa ABC
Prêmio de práticas sustentáveis recebe inscrições até o dia 15