Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural
O cadastro de cooperativas e organizações produtivas da agricultura familiar e da reforma agrária do Paraná na Rede Brasil Rural começou na quinta-feira (16). A iniciativa, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca aproximar, por meio da internet, segmentos que fortalecem os arranjos produtivos da agricultura familiar em todo o Brasil.
Com a Rede Brasil Rural em funcionamento, os produtores poderão ter melhor preço de insumos e matérias-primas e, consequentemente, reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem. Até o dia 5 de março, o MDA pretende cadastrar as principais cooperativas e organizações no estado.
O diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, César Oliveira, esteve reunido durante a quinta-feira com os representantes das organizações dos agricultores familiares e assentados, para explicar o funcionamento da Rede.
O Paraná tem 302 mil empreendimentos de agricultores familiares, totalizando 4,2 milhões de hectares (ha), conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2006.
Para Oliveira, a agricultura familiar é um setor importante da economia, pois não apenas gera empregos no meio rural, mas também é responsável pela produção de alimentos saudáveis e com respeito ao meio ambiente. “Precisávamos aperfeiçoar as políticas públicas para desenvolver o setor da agricultura familiar, e a Rede Brasil Rural faz parte da estratégia do MDA para criar um ambiente para comercialização da produção, com o uso das tecnologias da informação”, disse.
O portal Rede Brasil Rural tem dois ambientes. Um deles é voltado para produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O ambiente é fechado às organizações e exige cadastramento mediante fornecimento de dados como CNPJ e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. Já o ambiente aberto ao público, permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ao catálogo de insumos, ao catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Pronaf Mais Alimentos e ao mapa de produção da agricultura familiar em todo o País.
E-Commerce
Até o final do primeiro semestre, a Rede Brasil Rural deverá promover o contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores. De acordo com o MDA, a oferta de produtos da agricultura familiar será feita por meio de uma plataforma de e-commerce criada pelo governo federal e operada pelos Correios.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
17/02/2012 16:12
Artigos Relacionados
Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar
Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural
Rede Brasil Rural quer ampliar consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas
Cooperativas aprendem a utilizar a Rede Brasil Rural em treinamento na Bahia
Cooperativas de Roraima recebem capacitação para acessar a Rede Brasil Rural
Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar