Agripino alerta para gravidade da crise e diz que efeitos já se fazem sentir no Brasil



O senador José Agripino (DEM-RN) alertou para a gravidade da crise financeira mundial, classificando-a como "sem precedentes" e afirmando que seus reflexos já se fazem sentir no Brasil. Ele disse que, por enquanto, caíram as vendas de automóveis e eletrodomésticos, enquanto os fabricantes dão férias coletivas, mas avisou que daqui a pouco vai-se esboçar a crise real, com desemprego no campo, diminuição da área plantada e perda do padrão tecnológico da agricultura, que é o carro-chefe da economia brasileira, entre outros problemas.

Diante disso, o senador salientou, em discurso nesta segunda-feira (17), a importância de os países emergentes do G-20, como Índia, China e Argentina, articularem-se, tendo o Brasil como carro-chefe, para encontrar uma solução adequada ao enfrentamento da crise.

Agripino mencionou a importância de articulação com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e com os dirigentes do grupo na Europa, no Canadá e no Japão, os oito mais ricos do mundo, mas frisou a importância do entendimento entre os outros 15 emergentes.

- Essa é a tarefa fundamental do governo do Brasil, que está enfrentando uma crise monumental e que ainda não esboçou a menor reação naquilo que lhe compete - disse o senador.

Agripino criticou o governo pelo excesso de gastos públicos e lamentou que até agora não se tenha visto "uma única atitude" do governo limitando gastos.

- Joga-se a conta toda para a iniciativa privada. E a atividade pública, não tem uma contribuição a dar? - perguntou o senador, dizendo que é preciso começar a exigir do governo poupar naquilo que lhe compete; não em investimento, mas no gasto que pode ser evitado.

O senador, que é líder do Democratas, disse que esse é o debate no qual seu partido se dispõe a participar "com espírito público, com patriotismo e com visão de futuro".



17/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretário de Previdência Complementar alerta para gravidade da crise do Portus

José Coelho alerta para efeitos da crise de energia na fruticultura irrigada

Agripino alerta para possibilidade de crise institucional

Agripino reclama de mudanças em plano de aeroporto e alerta para crise elétrica

Efeitos da crise internacional para o Brasil preocupam Ramez Tebet

Valter Pereira alerta para efeitos das mudanças climáticas no Brasil