Agripino alerta para possibilidade de crise institucional



"Com o descaso do governo em relação à probidade, à decência e à verdade, não estamos longe de uma crise institucional e ela não acontecerá por provocação da oposição, mas pelo aprofundamento das investigações", opinou o senador José Agripino (PFL-RN) ao comentar a decisão do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de apresentar denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra 40 pessoas envolvidas com o esquema do mensalão.

Na avaliação do senador potiguar, o prosseguimento das investigações da CPI dos Bingos, a quebra do sigilo bancário do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto (sobre quem paira suspeita de ter utilizado dinheiro irregular para pagar contas do presidente Lula), o depoimento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos no Congresso (sobre a quebra do sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa) e o próprio prosseguimento do trabalho do Ministério Público poderão trazer novidades.

- Pode ser que surja um nome mais importante do que o dos ministros Márcio Thomaz Bastos e Antonio Palocci. Talvez nessa hora o sentimento de responsabilidade do brasileiro tenha que funcionar para preservar as instituições. Não estamos longe de problemas que exigirão a presença e a palavra firme dos que querem o melhor para o país. Doa a quem doer, os culpados vão ter que pagar o preço. O pior dos mundos é a impunidade. Estaremos prontos para fazer a nossa parte - afirmou José Agripino.

Em aparte, o senador Jefferson Peres (PDT-AM) destacou que o Ministério Público chegou às suas conclusões a partir de investigações próprias, sem sofrer qualquer influência da CPI dos Correios. Na mesma linha, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que o procurador-geral entregou o relatório ao Supremo antes de receber o documento final da CPI.

- O procurador Antonio Fernando Souza e sua equipe chegaram aos 40 nomes sem tomar conhecimentos dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito. E chegaram aos mesmos nomes da CPI - disse Pedro Simon.

12/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL ALERTA PARA PERIGOS DA CRISE INSTITUCIONAL NO PAÍS

Tourinho alerta para possibilidade de crise energética em 2008

Agripino alerta para gravidade da crise e diz que efeitos já se fazem sentir no Brasil

Agripino reclama de mudanças em plano de aeroporto e alerta para crise elétrica

Indústria têxtil brasileira está em crise, alerta Agripino

ANTERO DE BARROS ALERTA PARA IMPASSE INSTITUCIONAL