Agripino critica atraso nas obras de mobilidade urbana para a Copa
O senador José Agripino (DEM-RN) criticou, nesta terça-feira (30), as poucas intervenções feitas em mobilidade urbana para a realização da Copa do Mundo no Brasil. O senador citou dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) que revelam que dos R$ 7,07 bilhões previstos pelo governo federal para investimento em mobilidade urbana para a Copa, foram liberados, até o momento, R$ 300,2 milhões, o que corresponde a menos de 5% do volume de recursos.
- Quando é a Copa do Mundo de 2014? É amanhã! Obra de mobilidade urbana envolve desapropriação, licitação, construção, tempo. Vai ficar pronto? Lamentavelmente, não vai ficar pronto – disse.
O senador explicou que a falta de dinheiro pode ser um dos fatores que impede a liberação de mais recursos para as obras. Ele afirmou que o governo federal não consegue poupar dinheiro, já que mesmo com a arrecadação em queda, as despesas continuam altas.
- Para que as pessoas consigam chegar na hora ou até um pouco antes no estádio, é preciso que essas obras estejam prontas, que exista a possibilidade de um transporte confortável e rápido para as pessoas – afirmou.
Agripino disse que a Copa do Mundo pode impulsionar o turismo, mas ressaltou que, para que isso aconteça, as pessoas precisam voltar para os seus países com uma propaganda positiva do Brasil, o que demanda uma boa prestação de serviços de transporte urbano.
- Esse assunto é prioritário para a imagem do Brasil e a Caixa não montou um esquema especial para dar fluidez à análise das prestações de contas e para a liberação em tempo hábil. Resultado: essa tragédia! - disse o senador, fazendo um apelo para que o problema seja corrigido.
30/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo são avaliadas no Recife
Ana Amélia lamenta atrasos nas obras de mobilidade urbana para a Copa
Cuiabá dá início às obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014
Início de obras de mobilidade urbana de Fortaleza para Copa será assinado nesta 3ª feira
Prefeitura de Porto Alegre recebe novas propostas para obras de mobilidade urbana da Copa
Pedro Taques critica atraso nas obras da Copa em Cuiabá