Agripino destaca estudo do Ipea que desmente promessa de Lula sobre crescimento



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), destacou, em discurso nesta terça-feira (14), estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) que desmente a promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o país cresceria 5% nos próximos anos.O estudo, salientou o senador, demonstra ser impossível, nas condições atuais, um crescimento econômico neste patamar antes de 2017.

Agripino acrescentou que um crescimento de 5% só acontecerá depois de grandes investimentos na infra-estrutura e na produção nacional, criando-se condições na micro e na macro economia para que a produção possa circular.

Na opinião do senador, apenas com planejamento e investimentos a longo prazo na geração de energia elétrica o país poderia pleitear um crescimento neste nível. Para ele, o marco regulatório que o governo Lula instituiu para o setor energético brasileiro inibiu os investimentos privados na geração de energia.

- Falar em crescimento de 5% significa falar em 'apagão', em restrição de energia elétrica porque não se tomou a providência para fazer os investimentos; pelo contrário, impediram-se os investimentos por um marco regulatório. Não se produz energia elétrica investindo agora para colher amanhã. Produz-se investindo cinco anos atrás para colher à frente - sentenciou.

Outros motivos também impedem um crescimento neste patamar, afirmou Agripino, como as elevadas taxas de juros praticadas no país e o peso da carga tributária. O senador ressaltou que os juros altos inibem o consumo interno e os investimentos em produção.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou o pronunciamento do colega.

14/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão: Lula reeditou promessa de crescimento econômico

Estrangeiros mostram otimismo com crescimento do Brasil, aponta estudo do Ipea

Falta de competitividade da indústria compromete crescimento, alerta estudo do Ipea

Estudo do Ipea aponta cenário de preços reduzidos e crescimento para 2012

José Agripino: "Lula se vangloria de crescimento econômico pífio"

Ângela Portela destaca estudo do Ipea que mostra situação precária de trabalhadores domésticos