Ângela Portela destaca estudo do Ipea que mostra situação precária de trabalhadores domésticos




Em discurso nesta terça-feira (17) no Plenário, a senadora Ângela Portela (PT-RR) destacou os resultados da pesquisa Situação Atual das Trabalhadoras Domésticas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo foi baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e avalia dados de 1999 a 2009.

Segundo a senadora, a análise dos dados aponta tímidos avanços que não resolvem a situação precária do trabalho doméstico no Brasil. Ângela Portela destacou a que o trabalho doméstico é notadamente feminino, com 93% de mulheres em um mercado que emprega mais de 7,2 milhões de pessoas. As mulheres negras representavam 61% em 2009, quando em 1999 eram 55%. Segundo a pesquisa, o trabalho doméstico mantém traços de escravismo e machismo.

Ângela Portela ressaltou que a oferta de novos empregos e o crescimento econômico fizeram com que menos mulheres procurassem o trabalho doméstico, o que provocou o envelhecimento da categoria. Também houve diminuição do trabalho infantil. O número de trabalhadores domésticos com idade entre 10 e 17 anos representava cerca de 9% no ano de 1999. Já em 2009, esse número caiu para 5%.

A senadora também lamentou a pouca formalização do trabalho doméstico, com poucas carteiras assinadas. Segundo Ângela Portela, há 78 propostas sobre o trabalho doméstico tramitando no Congresso Nacional. Ela se comprometeu a fazer um levantamento sobre os projetos, com o objetivo de acelerar a tramitação das matérias.

- Apesar de alguns avanços, a situação das domésticas continua precária. Esperamos que as próximas pesquisas apontem uma realidade mais justa para as trabalhadoras domésticas - afirmou.



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela comemora conquistas dos trabalhadores

Angela Portela lamenta situação da educação em Roraima

Ângela Portela denuncia 'situação crítica' da saúde pública em Roraima

Ângela Portela relata situação de Roraima com as enchentes e pede ajuda do governo federal

Situação dos trabalhadores domésticos do País é tema de audiência pública

Angela Portela destaca conquistas do governo nos 34 anos do PT