Agripino levanta suspeita contra governo Lula no episódio do caseiro



O líder do PFL no Senado, José Agripino, disse que, caso a vice-presidente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, não compareça à CPI dos Bingos, nesta quinta-feira (23), para depor sobre o vazamento do extrato bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, ficará patente a intenção do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de construir uma farsa em torno do episódio.

- Se ela não vier, vai ficar claro que participa de uma farsa. Se pediram [a Caixa] 15 dias para investigar uma operação bancária que, se sabe, não leva mais que dez minutos para ser apurada, é porque querem prazo para fabricar uma versão ou produzir um bode expiatório - afirmou o senador, em discurso nesta quarta-feira (22).

José Agripino frisou que a quebra de sigilo bancário feriu os direitos e as garantias individuais do cidadão Francenildo.

Na sua avaliação, esse episódio é parte de um escândalo "de dois andares". O primeiro andar seria o confronto entre a palavra do caseiro, que acusa o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de freqüentar a casa alugada em Brasília por ex-assessores envolvidos em irregularidades na Prefeitura de Ribeirão Preto, e a palavra de Palocci, que nega ter ido lá. O "segundo andar" seria a suspensão do depoimento de Francenildo à CPI dos Bingos por liminar obtida pelo senador Tião Viana (PT-AC) e a divulgação não autorizada de depósito de R$ 25 mil em favor do caseiro.

Ao mesmo tempo em que Agripino acusa o governo de tentar evitar a quebra do sigilo bancário do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto - denunciado à CPI dos Bingos pelo suposto pagamento de contas pessoais do presidente Lula -, também atribui a ele o comando de uma campanha de humilhação a Francenildo, que envolveria o vazamento da movimentação bancária e a insinuação de que o caseiro teria aceitado dinheiro em troca de depoimento contra Palocci.

Em aparte, os senadores pefelistas Heráclito Fortes (PI), Rodolpho Tourinho (BA) e Antonio Carlos Magalhães (BA) endossaram as acusações de Agripino contra o governo.

22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer explicações do ministro da Justiça sobre episódio do caseiro

Suplicy isenta Tião Viana de participação no episódio da quebra do sigilo de caseiro

Alvaro Dias critica ação "policialesca" do governo contra caseiro

José Agripino disse estar "pasmo" com pedido de quebra de sigilo do caseiro

Agripino protesta contra 'campanha eleitoral antecipada' de Lula

Agripino critica indecisão do governo Lula