Agripino pede que pescadores sejam ouvidos e alerta para conflito iminente



O senador José Agripino (DEM-RN) fez um alerta nesta quarta-feira (30) para a possibilidade de um conflito entre pescadores de todo o país e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele disse que os pescadores têm sofrido humilhações e cerceamento de trabalho e mostrou a foto de um barco de pesca perfurado por balas de metralhadora.

Agripino disse que a Secretaria Especial da Pesca tem se recusado a receber os pescadores e que mudanças na forma de exercer a profissão têm impedido os pescadores de sustentar suas famílias. Ele citou o caso da exigência aos pescadores de lagosta para a mudança da rede caçoeira para a cesta conhecida como covo. O senador explicou que os pescadores utilizam há décadas a rede caçoeira e querem um prazo para se adaptar ao covo.

Agripino pediu a intervenção do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) para que o presidente do Ibama e o secretário Especial da Pesca recebam os pescadores e ouçam as suas reivindicações. Ele observou que, caso não haja compreensão das dificuldades, os pescadores serão obrigados a passar por cima das regras para poderem sobreviver.

Jucá se prontificou a ajudar e pediu que lhe fossem encaminhados documentos e informações referentes ao caso para que possa manter contato imediato com o Ibama e a Secretaria Especial da Pesca e buscar uma solução.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino alerta para iminente falência dos municípios

Arthur Virgílio pede que Zoghbi e Agaciel sejam ouvidos imediatamente

CPI PEDE QUE CINCO ENVOLVIDOS SEJAM OUVIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL NO AM

Agripino pede prazo para adequação de pescadores de lagosta a novas regras

Camata alerta para possibilidade de iminente guerra racial no Brasil

Pescadores dos rios Taquari e Uruguai serão ouvidos