Agripino pede prazo para adequação de pescadores de lagosta a novas regras



O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), voltou a pedir, em Plenário, que seja estendido o prazo para que os pescadores artesanais de todo o país possam se adequar às novas regras da pesca da lagosta, definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o senador, os pescadores não conseguirão se adaptar a essas normas até o próximo dia 16, quando elas passam a valer, e isso poderá provocar conflitos.

- Pode haver um novo Eldorado de Carajás, e a culpa será do governo - advertiu Agripino, referindo-se ao conflito ocorrido em 1996 na cidade paraense, quando 19 trabalhadores rurais sem terra morreram num conflito com a polícia.

O senador afirmou, em seu discurso, que os primeiros conflitos envolvendo pescadores insatisfeitos com as medidas do Ibama já começaram a ocorrer e citou os que teriam ocorrido nesta quarta-feira na cidade de Luís Correia, no Piauí.

José Agripino sustentou que os pescadores precisam de mais tempo para adquirir os novos equipamentos usados na pesca da lagosta e para que possam ser treinados na preparação e no uso deles. O novo equipamento é o covo, um tipo de armadilha para as lagostas. A rede, que atualmente é o equipamento mais usado, ficará proibida.

O parlamentar lembrou que um grande número de famílias do Rio Grande do Norte sobrevivem com a pesca e poderão perder seu sustento caso o prazo de adequação não seja ampliado.

Em aparte, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que o governo demonstra total insensibilidade perante o que chamou de "situação aflitiva" dos pescadores artesanais. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) opinou que o governo deve apoiar os pescadores na transição para a nova forma de pesca da lagosta. Renato Casagrande (PSB-ES) disse que se somava ao pronunciamento de Agripino.



13/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba pede mais prazo para que pescadores de lagosta se adaptem a novas normas

Emendas aumentam prazo para adesão ao financiamento e beneficiam pescadores de lagosta

Senadores pedem prazo maior para pescadores de lagosta se adequarem à nova regra

Garibaldi quer revisão do prazo de licenciamento de pescadores de lagosta

Publicadas novas regras para adequação de planos de saúde com desequilíbrio financeiro

Seleção para universidades tem novas regras para adequação à Lei de Cotas