Agripino quer que Conselho Nacional de Justiça discipline atuação da PF



O senador José Agripino (DEM-RN) sugeriu nesta quarta-feira (9) que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) defina normas estritas para disciplinar a atuação da Polícia Federal e também esclareça as normas do instituto da prisão temporária. O parlamentar quer que o Senado peça ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que leve essa demanda ao CNJ.

- Dessa forma, nós estaremos fazendo nossa parte: legislando com a assessoria do órgão que criamos - disse o parlamentar, em referência ao conselho.

A proposta de Agripino foi feita após longo debate entre os senadores sobre a postura da Polícia Federal ao executar os mandados de prisão da chamada "operação Satiagraha", em que foram presos, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, por suposta prática de crimes de natureza financeira, como lavagem de dinheiro.

Em Plenário, diversos senadores apoiaram a operação Satiagraha, mas fizeram severas críticas ao que chamaram de "espetacularização" da ação da Polícia Federal, que foi acompanhada por câmeras de TV enquanto as prisões eram efetuadas.

09/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eliana Calmon é convidada para falar sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça

PSTU quer Conselho Nacional de Justiça investigando caso de Pinheirinho

Agripino quer que ministro da Justiça se explique

AGU defenderá independência do Conselho Nacional de Justiça

CCJ sabatina indicado ao Conselho Nacional de Justiça

PEC do Conselho Nacional de Justiça será debatida no dia 28