AGU comprova investimento do INSS para assegurar acessibilidade em agências



A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem trabalhado para assegurar a acessibilidade de usuários portadores de necessidades especiais às agências de atendimento.

Com o posicionamento, os procuradores afastaram pedido de liminar do Ministério Público Federal de apresentação de projeto contendo todas as adaptações necessárias para "suprimir as barreiras arquitetônicas para cada Agência da Previdência Social (APS)".

A Procuradoria-Regional Federal da 2ª Região (PRF2) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) demonstraram que a autarquia previdenciária tem atuado para garantir o cumprimento da lei de acessibilidade. De acordo com dados apresentados pelas unidades da AGU, diversas reformas já foram realizadas nos últimos cinco anos, com investimento de R$ 65 milhões.

As procuradorias também apresentaram diversas iniciativas e programas para garantir a acessibilidade dos usuários, dentre elas a criação de cinco agências específicas para atendimento das pessoas portadoras de deficiência e a adaptação de cerca de 80 unidades para garantir a acessibilidade.

As unidades da AGU destacaram, ainda, o lançamento do Guia e Check List de acessibilidade com o objetivo de uniformizar e divulgar internamente, para todas as agências no território nacional, as normas arquitetônicas destinadas a garantir o acesso de pessoas portadoras de deficiência.

Para a procuradora federal Flavia Corrêa Azeredo de Freitas, do Núcleo de Demandas Instrumentais (NDI) da PRF2, o MPF ajuizou a demanda baseando-se em documentos antigos, sem a cautela de aferir se houve mudança no quadro estrutural da autarquia. "Restou demonstrado um amplo conjunto de medidas adotadas e em andamento no que toca ao tema da acessibilidade".

O caso foi analisado pela 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro que concordou com os argumentos apresentados pela AGU e reconheceu que a autarquia previdenciária tem trabalhado para adequar as agências as normas de acessibilidade.

Fonte:
Advocacia-Geral da União



14/02/2014 10:44


Artigos Relacionados


CDH debate projetos para assegurar acessibilidade nas cidades

Aprovado crédito para abertura de mais 600 agências do INSS

Valdir Raupp anuncia dez novas agências do INSS para seu estado

Ministro pede dinheiro para agências do INSS e evita compromisso com aumento de aposentados

Ministro pede dinheiro para novas agências do INSS e evita compromisso com aumento de aposentados

INSS abrirá mais de 100 agências até o fim do ano