AGU consegue bloqueio de R$ 170 mi recebidos pela Federação Brasileira de Hospitais



A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça Federal de Brasília, o bloqueio R$ 170 milhões da Federação Brasileira de Hospitais. A quantia foi paga a título de reajuste de índice inflacionário decorrente da troca de moeda do cruzeiro para o real, além de honorários advocatícios.

Os convênios dos hospitais com o Sistema Único de Saúde (SUS) eram fundamentados nos valores do cruzeiro. Com a mudança de moeda, em 1994, as instituições médicas alegaram que houve uma diferença de 9,56% da quantia repassada. Os hospitais, então, passaram a solicitar o pagamento da correção judicialmente.

Ao ajuizar a ação de ressarcimento, a federação alegou que representava quatro mil hospitais em todo o Brasil, sem comprovar quais eram e os valores que seriam repassados para cada instituição de saúde. À época, a Justiça determinou o pagamento de forma parcelada, sem exigir essas informações.

No entanto, a execução foi anulada por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao detectar que vários hospitais haviam entrado com ações individuais para cobrar os valores. O objetivo foi evitar pagamentos em duplicidades ou que não eram devidos, já que a federação não comprovou a representação dos hospitais.

Diante disso, a Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1) solicitou o bloqueio sustentando que manter esses valores com a federação poderia causar dano de difícil reparação aos cofres públicos, caso a entidade fosse condenada a devolver o que já foi pago.

O juízo da 17ª Vara Cível Federal do Distrito Federal acatou os argumentos apresentados pela AGU e determinou o bloqueio por meio do sistema BacenJud.

 

Fonte:
Advocacia-Geral da União



05/06/2012 15:26


Artigos Relacionados


AGU consegue bloqueio de ex-presidente do TRT

AGU consegue bloqueio de bens de ex-prefeito de Xexéu

Itamaraty negocia fim do bloqueio de contas de embaixada brasileira em Roma

Presidente da Federação Brasileira de Bingos depõe na quarta (3)

Vital do Rêgo Filho diz que divisão tributária está matando a Federação brasileira

Secretaria da Agricultura divulga Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista