AGU e Agricultura discutem aquisição de terras por estrangeiros



O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, receberá nesta terça-feira (27) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, para uma audiência sobre aquisição de terras rurais por estrangeiros no território nacional.

Em 2010, a AGU emitiu um parecer, aprovado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que limitava a venda de terras brasileiras a estrangeiros ou a empresas brasileiras controladas por estrangeiros. Na época, Adams explicou que o parecer levou em consideração mudanças sociais e econômicas no Brasil e alguns cenários como a valorização das commodities agrícolas, a crise mundial de alimentos e o desenvolvimento dos biocombustíveis.

A Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados criou uma subcomissão para avaliar a aquisição de terras por estrangeiros. A subcomissão pretende elaborar, até o final deste ano, um projeto de lei sobre o assunto para apreciação em plenário, considerando as características individuais de cada setor do agronegócio que utilizam grandes áreas, como etanol, celulose e manejo florestal.

 

Fonte:
Agência Brasil



27/09/2011 09:49


Artigos Relacionados


Debatedores defendem restrições à aquisição de terras por estrangeiros na Amazônia

Governo não tem controle sobre a aquisição de terras nacionais por estrangeiros, diz Lobão

Governo não tem controle sobre a aquisição de terras nacionais por estrangeiros, diz Lobão

Waldemir Moka pede flexibilização de regras para aquisição de terras por estrangeiros

Estrangeiros conhecem experiência do Programa de Aquisição de Alimentos

Incra fixa regras para aquisição de imóvel rural por estrangeiros