Incra fixa regras para aquisição de imóvel rural por estrangeiros



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) regulamentou, por instrução normativa, o procedimento de aquisição de imóvel rural por estrangeiro residente no País e pessoa jurídica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil. A norma foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União.

De acordo com Evandro Cardoso, coordenador-geral de Cadastro Rural do Incra, o instrumento esclarece alguns aspectos no processo de aquisição de imóvel rural por estrangeiro.

O Incra poderá obter informações mais consistentes no que diz respeito à identificação, quantitativo, localização e destinação de terras rurais no País, sob domínio estrangeiro. E o estrangeiro, por sua vez, terá mais orientação sobre o cumprimento das formalidades legais exigidas para aquisição ou arrendamento de imóvel rural no País.

Segundo Cardoso, o Incra terá também um controle regional mais eficaz, tornando mais uniforme a atuação das 30 superintendências do instituto.
A venda de terras brasileiras a estrangeiros ou a empresas brasileiras controladas por estrangeiros recebeu nova interpretação em 2008, por meio de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que impôs limites à venda e tornou a regulamentação mais compatível com a atual realidade da estrutura fundiária nacional.

Com a medida, o governo brasileiro considerou as alterações no contexto social e econômico do País, bem como aspectos como a valorização das commodities agrícolas, a crise mundial de alimentos e o desenvolvimento do biocombustível.

 

Fonte:
Agência Brasil



09/12/2011 16:47


Artigos Relacionados


Incra destina imóvel rural para a reforma agrária na Bahia

Waldemir Moka pede flexibilização de regras para aquisição de terras por estrangeiros

Saúde fixa regras para transplantes em estrangeiros não residentes no País

Incra fixa regras de crédito instalação para beneficiários da reforma agrária

Itamaraty fixa regras para concessão de bolsas a estudantes estrangeiros no País

Telefonia fixa rural terá novas regras de prestação de serviços