AGU garante manutenção de município do RN em cadastro de inadimplentes
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a manutenção do nome do município de Ielmo Marinho (RN) em cadastro de inadimplentes do governo federal por irregularidades na execução e prestação de contas de um convênio.
O município tentou suspender a inscrição, alegando que as irregularidades ocorreram durante a gestão do ex-prefeito. Segundo a prefeitura, o ente não pode ser penalizado com a impossibilidade de receber recursos do governo federal e de celebrar novos convênios até que a situação seja resolvida.
A Procuradoria da União no estado do Rio Grande do Norte (PU/RN) explicou que a prefeitura de Ielmo Marinho firmou convênio com o Ministério do Turismo para a realização da 4ª Festa Brasileira do Abacaxi, dos festejos juninos de 2009 e do 1º Potengi Fest /2009.
De acordo com os advogados, o município deveria apresentar a prestação de contas dos recursos, conforme estabelecem as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei Complementar nº 101/2000 e da Instrução Normativa nº 01, de 15 de janeiro de 1997.
A unidade da AGU destacou, ainda, que o registro de inadimplência nos Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) e Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) é constitucional e não impede que o ente receba recursos federais para ações de educação, saúde e assistência social. Isso porque a Lei Complementar nº 101/2000 ressalva essas transferências voluntárias (art. 25, § 3º), que ficam garantidas independentemente da inadimplência.
A 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte concordou com os argumentos apresentados pela AGU e julgou improcedente o pedido do município de Ielmo Marinho. Na decisão, o juiz destacou que a prefeitura deve ingressar com outras medidas visando o ressarcimento de débitos ao Erário.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
20/12/2013 16:21
Artigos Relacionados
Procuradorias cancelam inclusão da UFPB em cadastro de inadimplentes
Cadastro de inadimplentes não poderá ser consultado para fins de contratação
Inclusão indevida de nome em cadastro de inadimplentes pode gerar indenização por dano moral
CE aprova projeto que garante merenda escolar para municípios inadimplentes
Serviço: Sabesp realiza serviços de manutenção no município de Campos do Jordão
Sabesp realiza serviços de manutenção no sistema de distribuição de água do município de Canas