AGU mantém anulação de questões do Enem para 639 alunos de colégio de Fortaleza



A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, por 11 votos a um, no plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a anulação de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem) apenas para os 639 alunos do Colégio Christus de Fortaleza (CE). Desta forma, a AGU manteve a decisão do presidente do Tribunal que suspendeu a liminar de primeira instância que anulava as questões do Enem para estudantes de todo o País. 

Os advogados públicos destacaram que o Exame tem como principal objetivo colher dados a respeito da formação dos estudantes egressos no ensino médio, permitindo ao Ministério da Educação (MEC) melhorar as políticas públicas educacionais. 

A AGU afirmou ainda que a solução adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de lícita, é razoável e proporcional, já que o problema foi localizado em 639 participantes do Enem. Para a Advocacia-Geral, o que o Inep propôs corrige o problema com o menor impacto. “Ademais, tecnicamente é garantida a manutenção da isonomia entre todos os concorrentes com a anulação das 14 questões apenas para os alunos do Colégio Christus, posto que o Enem adota a metodologia conhecida como TRI - Teoria da Resposta ao Item”, ressaltou.


Caso

A antecipação de questões do Enem 2011 foi revelada em 26 de outubro, três dias após o Enem, quando um aluno do colégio Christus de Fortaleza publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor. Segundo a escola, as questões fariam parte de um banco de perguntas que a escola recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.

O Ministério Público Federal do Ceará, porém, entrou com uma ação judicial para anular o Enem 2011 em todo o País, ou pelo menos as questões antecipadas. O Juiz da 1ª Vara Federal do Ceará analisou o caso, resolveu manter o Enem, mas anulou as questões em decisão liminar que perdeu a sua validade com decisão do TRF5.

 

Fonte:
AGU




17/11/2011 14:56


Artigos Relacionados


MEC confirma anulação de 14 questões do Enem em colégio de Fortaleza

MEC quer evitar anulação de questões do Enem para todos os estudantes

Justiça decide anular só as 13 questões da prova do colégio de Fortaleza

Inep deve recorrer da anulação de questões do Enem para todo o País, diz Haddad

Paim lê carta de pai de estudante gaúcha indignado com anulação de questões do Enem

Polícia Federal indicia funcionários do Colégio Christus por vazamento de questões do Enem