MEC confirma anulação de 14 questões do Enem em colégio de Fortaleza



Os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tiveram 14 questões de suas provas anuladas: uma questão de linguagem e códigos, quatro de ciências humanas, quatro de matemática e cinco de ciências da natureza. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os itens teriam sido extraídos do pré-teste realizado naquela instituição em outubro de 2010 e repassados para os estudantes em um simulado do colégio.

Foram anuladas, de acordo com a numeração dos cadernos amarelos do Enem 2011, as questões 25, 29, 33 e 34 de ciências humanas; 46, 50, 57, 74 e 87 de ciências da natureza; 141, 154, 173 e 180 de matemática, e a questão 113 de linguagem e códigos. Dessa forma, os estudantes do Christus terão corrigidas 166 questões, mas o prejuízo, de acordo com o MEC, será mínimo, devido à utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração da prova. Para os demais, quatro milhões de candidatos, todas as 180 questões serão consideradas válidas.

Em sua decisão, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, não entrou no mérito de quais seriam as questões anuladas. Alertou ainda que não cabe à Justiça Federal interferir na decisão tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “Como não há caminho obrigatoriamente apontado pela lei, não me parece lícito que a decisão judicial afaste a adotada pelo administrador”.

 

Fonte:
Ministério da Educação



08/11/2011 11:30


Artigos Relacionados


AGU mantém anulação de questões do Enem para 639 alunos de colégio de Fortaleza

Justiça decide anular só as 13 questões da prova do colégio de Fortaleza

MEC quer evitar anulação de questões do Enem para todos os estudantes

Paim lê carta de pai de estudante gaúcha indignado com anulação de questões do Enem

Inep deve recorrer da anulação de questões do Enem para todo o País, diz Haddad

Polícia Federal indicia funcionários do Colégio Christus por vazamento de questões do Enem