AGU promove assessoria jurídica para institutos federais de pesquisa



Profissionais de institutos de pesquisa de todos o País vão trabalhar em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para melhorar a comunicação entre os gestores e os advogados que atuam nos núcleos de assessoramento jurídico. Dentro de dois meses, eles participam de seminários e workshops para discutir e propor ajustes na atuação jurídica e de controle junto a essas instituições. 


Em reunião realizada na última sexta-feira (28), na AGU, também ficou decidido a criação de um grupo de trabalho para discutir a alteração das leis que dificultam o avanço da pesquisa no Brasil. Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, o objetivo é melhorar a comunicação entre institutos de pesquisa e advogados que atuam nos Núcleos de Assessoramento Jurídico (Najs), A idéia é facilitar as respostas às consultas feitas sobre temas como a dispensa de licitação para importação e manutenção de equipamentos de alta tecnologia.


Durante a reunião, o secretário-executivo do MCT, Luiz Antônio Rodrigues Elias, entregou ao ministro e ao consultor-geral da União, Ronaldo Jorge Araújo Vieira Jr, um documento com a lista de prioridades que, segundo ele, devem ser levadas em consideração pela AGU. A abertura de um canal direto com os advogados da União e a especialização de profissionais da AGU no atendimento das demandas dos institutos de tecnologia são alguns dos pedidos. 


Fonte:
Advocacia Geral da União

 

Saiba mais sobre AGU no Portal Brasil.



04/08/2010 02:20


Artigos Relacionados


Institutos federais vão capacitar trabalhadores para a Copa

Institutos federais terão que oferecer cursos para profissionais de educação

ADEMIR ANDRADE PEDE CPI PARA INSTITUTOS DE PESQUISA

Institutos federais terão programa de capacitação de servidores

Governo inaugura institutos federais de educação na segunda (27)

Institutos federais poderão formar profissionais de Educação