Institutos federais terão programa de capacitação de servidores
O Ministério da Educação lançou, esta semana, o Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) das Instituições Federais de Ensino (IFE).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer os programas de capacitação e qualificação dos servidores dos IFE nas áreas de desenvolvimento profissional, gestão institucional e agregar conhecimento à prática de suas atividades profissionais. O plano desenvolvido pelo MEC complementa os programas de capacitação já oferecidos pela rede federal.
A iniciativa é composta pelo Programa Nacional de Apoio aos Projetos Institucionais de Capacitação das IFE; pelo Programa de Qualificação em Serviço; e pelo Programa de Capacitação – Formação Continuada, e irá beneficiar mais de 120 mil técnico-administrativos ativos. O programa será desenvolvido em parceria pela Secretaria de Educação Superior (SESu), pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), pela Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA) do Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE.
De acordo com o plano, inicialmente serão disponibilizadas 2.000 vagas anuais para cursos de graduação, sendo acrescidas 1.000 vagas por ano. Para pós-graduação, serão ofertadas 2.000 vagas para cursos latu sensu e 1.000 vagas para cursos strictu sensu. O programa pretende implantar em 100% das IFEs seus respectivos planos de capacitação e aperfeiçoamento até março de 2015.
Fonte:
17/01/2014 07:42
Artigos Relacionados
Institutos federais terão que oferecer cursos para profissionais de educação
Institutos federais oferecerão 66 mil vagas a servidores de escolas públicas do País
Militares e outros servidores federais também terão reajuste
Servidores federais da região serrana do Rio terão antecipação de parcela da gratificação natalina
USP prorroga inscrições para programa de capacitação de servidores no exterior
Institutos federais vão capacitar trabalhadores para a Copa