Al Gore e criador do “www” debatem poder dos dados na internet



A programação da Campus Party 2011 nesta terça-feira (18) incluiu um debate entre o ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e o cientista criador da “WorldWideWeb” (www), Tim-Berners Lee. O objetivo era refletir sobre o papel da internet para o futuro da democracia e da humanidade.

Para os dois palestrantes, a abertura de dados é a nova onda da grande rede e a internet tem papel fundamental no avanço da democracia. Tim Berners Lee e Al Gore defenderam que a internet seja uma base para se criar soluções inovadoras e para a publicação de dados abertos que empoderem os cidadãos e aqueles que enxergam a rede com um instrumento para melhorar o mundo.

Para o ex vice-presidente, governos de todo planeta não são eficientes com máximo desempenho porque não adaptaram a potencialidade da rede para atender ao cidadão. Al Gore defende que a sociedade lidere essa revolução, além de resistir qualquer tentativa de censura. "A tentativa de alguns governos de controlar a internet é perigosa para o futuro da humanidade. Informação é poder. Os governos livres não têm medo desse poder na mão das pessoas", explicou.

Apesar dos sites com vídeos e fotos serem muito atrativos e reunirem milhares de pessoas, a verdadeira onda da internet está na revolução dos dados, segundo Tim-Berners Lee. O cientista e criador da "WorldWideWeb" se disse feliz por descobrir que o governo brasileiro publica dados abertos e que é muito importante que as pessoas cruzem esses dados


Fonte:
Serpro



18/01/2011 18:58


Artigos Relacionados


Governo premiará criador de aplicativo para dados do Siconv

Senadores debatem relação entre o TCU e o Poder Executivo

Estrangeiros vão poder comprar produtos brasileiros via internet

Brasileiros vão poder responder Censo 2010 pela internet

Doadores de medula vão poder se cadastrar pela internet a partir de 2011

Acesso a dados do SPC pela internet vai a votação