AL presta homenagem à UCPel
"Se alguém quiser saber da causa e da motivação deste congraçamento, acima dos conflitos e independentemente das posições políticas e partidárias de cada parlamentar, a resposta será simples: a Casa do Povo Gaúcho quer prestar sua homenagem - sincera e sentida - ao grande esforço educacional que se consubstancia na primeira universidade instituída no interior do Estado". A frase é do líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deputado Bernardo de Souza, ao sustentar a importância da homenagem prestada à Universidade Católica de Pelotas, com a realização de Grande Expediente Especial, na sessão de hoje da Assembléia Legislativa.
O autor da homenagem recordou, na tribuna, o pionerismo da UCPel na descentralização do ensino universitário. A instituição teve origem na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em março de 1953, com posterior e rápido crescimento. Pelotas e na seqüência várias outras cidades da Zona Sul foram contempladas, ao longo destes 40 anos, com unidades de produção de conhecimento que, na opinião de Bernardo de Souza, causam orgulho a toda a comunidade da região. O líder do PSB listou, em seu discurso, todas as dez escolas e três institutos, que concentram cerca de 30 cursos de graduação. Lembrou também as diversas entidades de serviços e de pesquisa, como o Itepa (Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria) e o Hospital São Francisco de Paula.
PIONEIROS - Segundo o parlamentar, a construção da UCPel como referencial da educação universitária tem origem no esforço de "uma figura invulgar que merece registro e reverência: Dom Antônio Zattera". O líder do PSB destacou sua atuação na criação do Seminário São Francisco de Paula, do Instituto destinado a atender crianças de rua, que leva o seu nome, e do Colégio Diocesano. Também o papel que desempenha o bispo diocesano de Pelotas, chanceler da universidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jayme Chemello, "a quem cabe a tarefa de ser o condestável que garante o cumprimento da missão cristã da universidade", foi destacado pelo deputado.
Na opinião de Bernardo de Souza, a prova de que a UCPel tem seu nome reconhecido na comunidade gaúcha está na assinatura de todos os parlamentares no pedido de Grande Expediente Especial, na votação unânime do requerimento e na realização da homenagem mesmo em momento de intensa atividade, em razão do debate sobre o projeto orçamentário do governo estadual. Vários deputados congratularam-se com a iniciativa do líder socialista, como Érico Ribeiro (PPB), Cecília Hypólito (PT), Adilson Troca (PSDB), Luís Augusto Lara (PTB), Berfran Rosado (PMDB), Goivani Cherini (PDT) e Jussara Cony (PCdoB).
Compareceram à sessão o reitor da UCPel, Alencar Proença, o vice-reitor Claudio Duarte, o pró-reitor acadêmico, Gilberto Garcia, pró-reitor administrativo, Carlos Sinott, diretor da entidade mantenedora da universidade, SPAC (Sociedade Pelotense de Assitência à Cultura), Sérgio Cardoso, diretores de faculdades, professores e funcionários.
10/10/2000
Artigos Relacionados
CCJ presta homenagem a ACM
ILB presta homenagem à mulher
Senado presta homenagem à ABI
Congresso presta homenagem à JK
Frente da Metade Sul vai buscar subsídios na UCpel
São Paulo presta homenagem aos heróis de 32