Congresso presta homenagem à JK



O Congresso Nacional comemora nesta quinta-feira (12), a partir das 11h, com uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, o centenário de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. A solenidade terá apresentação do Coral do Senado e exibição da versão curta (10 minutos) de um documentário sobre JK produzido pela TV Senado. Além disso, quatro oradores, dois deputados e dois senadores, falarão sobre o ex-presidente. Também serão distribuídos exemplares do livro Por que construí Brasília, edição reimpressa pelo Conselho Editorial do Senado especialmente para esta comemoração. As comemorações estão sendo coordenadas pela Comissão Mista criada especialmente para este fim.

Ainda como parte das comemorações do centenário de nascimento de JK, a TV Senado produziu um documentário, que já foi levado ao ar e apresentado no auditório da Câmara dos Deputados. O documentário também será apresentado em sessão pública no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Antigos amigos, historiadores, escritores, senadores como José Sarney (PMDB-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS) e aliados como o economista Celso Furtado, dão depoimentos que ajudam a traçar o perfil de um homem simples e um político preocupado com a superação do subdesenvolvimento e a consolidação da democracia brasileira.

O documentário também mostra a tristeza do exílio de JK. O ex-presidente relata que sua maior emoção foi a de ver uma enorme multidão cantando o hino nacional quando ele se preparava para embarcar e deixar o país, após o golpe militar de 1964. Nos últimos dias, relata a amiga Vera Brant, Juscelino havia perdido o prazer de celebrar o próprio aniversário e se perguntava se, antes de morrer, ainda veria livre o seu país.



11/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso presta homenagem a João Ribeiro

Congresso presta homenagem a Aureliano Chaves

Congresso Nacional presta homenagem ao povo palestino

Congresso presta homenagem a Augusto do Prado Franco

CONGRESSO PRESTA HOMENAGEM À MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Congresso Nacional presta homenagem ao professor Aloísio Teixeira