Alagoas é considerado livre de praga que ataca o tabaco



O estado de Alagoas foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como área livre de mofo azul (Peronospora tabacina). A medida garante ao estado o certificado sanitário de acordo com os critérios exigidos pelo mercado externo.

A norma foi criada para viabilizar a exportação de tabaco produzido em Alagoas para a China. No entanto, segundo o chefe da Divisão de Prevenção, Vigilância e Controle de Pragas do Ministério da Agricultura, Ériko Sedoguchi,  a abertura do mercado depende ainda da aprovação do governo chinês e da visita de uma missão de técnicos para inspecionar a região.

“Nunca tivemos nenhum registro no estado, mas como o mofo azul é considerado uma praga quarentenária na China, eles têm exigências e cobram garantias para receber tabaco”, explica.

De acordo com a Instrução Normativa nº 31, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira (20), para validação será exigido certificado fitossanitário de origem ou certificado fitossanitário de origem consolidado declarando que as folhas foram produzidas em área livre da praga. 

A manutenção do reconhecimento oficial fica condicionada à realização de levantamentos fitossanitários anuais pelo órgão estadual de defesa sanitária vegetal, supervisionados e auditados pelo Ministério da Agricultura.

As lavouras de fumo em Alagoas estão concentradas na região Agreste, que tem uma tradição de décadas na produção da cultura. Atualmente, o estado produz em torno de 10 mil toneladas de tabaco por ano. A variedade mais cultivada é o fumo escuro, mas também é possível produzir a variedade clara, bastante valorizada no mercado internacional.


Fonte:
Ministério da Agricultura



22/09/2011 12:52


Artigos Relacionados


Praga da mosca negra ataca pomares no interior paulista

Produtores da Bahia combatem praga que ataca lavouras de soja e algodão

Freire cobra providências contra praga que ataca plantações em Pernambuco

Governo adota medidas para evitar dispersão de praga que ataca palmeiras

Minas Gerais está livre da praga da bananeira

Área do Ceará está livre da praga Moko da Bananeira