Freire cobra providências contra praga que ataca plantações em Pernambuco



Ao revelar que uma nova praga começa a assolar o sertão de Pernambuco, a cochonilha-carmim, o senador Roberto Freire (PPS-PE) cobrou do Ministério da Agricultura rápida solução para o problema. Ele explicou que a praga está atacando e matando as plantações de palma forrageira no município de Sertânia e algumas localidades vizinhas, como a cidade de Monteiro, na Paraíba.

- A cochonilha comum, fato conhecido, é um inseto que convive há décadas com a plantação de palmas no Nordeste. E ela não traz prejuízos econômicos significativos. Entretanto, a carmim é desastrosa: se instala nas palmas e em pouco tempo as chamadas raquetes vão morrendo, matando, ao fim, toda a plantação - explicou Roberto Freire.

O senador por Pernambuco registrou que em municípios como Sertânia, onde o gado tem grande importância para a economia local, e a palma é a principal base alimentar do rebanho bovino, a pecuária poderá entrar em colapso. Ele acrescentou que o ataque da praga é geral, atingindo pequenos, médios e grandes produtores rurais indistintamente.

Na opinião de Roberto Freire, o momento é de encontrar uma solução para o problema, e não de saber se a cochonilha-carmim se espalhou na região em virtude de pesquisas científicas patrocinadas pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária sem o necessário controle ou se ocorreu um processo natural.

Roberto Freire apresentou sugestões para atacar o problema, entre elas a instituição de uma linha de pesquisa para debelar a praga. Ele também sugeriu a opção do aproveitamento da cochonilha-carmim, como faz o México e o Peru, transformando-a em uma nova atividade econômica, já que o ácido carmínico alcança bom preço nos mercados do mundo inteiro.

- Parece-me que trabalhar, ao mesmo tempo, com as duas possibilidades econômicas seria a melhor opção, e para sua implementação precisaríamos de mais incentivos, reciclagem dos produtores, montagem de novas infra-estruturas comerciais, abertura de mercados. Mas o que importa nesse momento é uma decisão e rápida - afirmou.

12/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede providências contra praga que devasta palma forrageira na Paraíba

Alagoas é considerado livre de praga que ataca o tabaco

Praga da mosca negra ataca pomares no interior paulista

Produtores da Bahia combatem praga que ataca lavouras de soja e algodão

Governo adota medidas para evitar dispersão de praga que ataca palmeiras

OAB cobra providências contra crimes